Como melhorar a aprendizagem: 10 técnicas de estudo

Como melhorar a aprendizagem: 10 técnicas de estudo

fevereiro 3, 2021 Off Por Redator

Vamos mostrar muitas técnicas divertidas e dinâmicas de estudo que podem melhorar nossos resultados e desempenho evitando que as pessoas tomem Nootrópicos ou outros venenos por ai.

Técnica de Estudo 1: Sublinhe parte importantes

Sublinhando a parte mais importante do texto é uma das técnicas de aprendizagem mais simples e mais familiares. É simplesmente destacar as partes mais significativas do texto usando cores diferentes.

O ideal é primeiro fazer uma leitura abrangente e sublinhar o que é mais notável para prosseguir com o estudo.

Técnica de Estudo 2: Faça suas próprias anotações

anote as coisas que voce estuda para memoriza-las

Fazer anotações é uma das técnicas de estudo mais difundidas, juntamente com o sublinhado.

Trata-se de resumir o mais notável com nossas próprias palavras para lembrar mais facilmente.

Na maioria dos casos, a chave é poder resumir o conteúdo ao máximo, mas sem omitir dados chave. Ao criar nossas próprias anotações, podemos fazê-lo da maneira tradicional com lápis ou papel ou com ferramentas online.

Técnica de Estudo 3: Mapas Mentais

Outro clássico Criar um mapa mental é a melhor maneira de resumir e organizar nossas ideias. Um bom mapa mental pode nos poupar muitas horas de estudo e consolidar nosso conhecimento para o exame.

Técnica de Estudo 4: Cartões de Estudo

O uso de cartões de estudo é um método de aprendizagem particularmente eficaz quando se trata de assimilar dados específicos, datas, números ou vocabulário.

Portanto, assuntos como História, Química, Geografia ou qualquer idioma são muito mais fáceis se incluirmos os cartões de estudo entre nossos métodos de estudo.

Com os cartões de estudo, transformamos a memorização em um processo mais divertido.

Além disso, cartões de estudo on-line nos permitem economizar muito trabalho ao criá-los e podem ser facilmente consultados. Tente criar um conjunto de guias agora.

Técnica de Estudo 5: Exercícios / Estudos de Caso

Às vezes é difícil assimilar a teoria de alguns assuntos de estudo. No entanto, fazer exercícios e estudos de caso pode nos ajudar a visualizar a teoria e assimilar o conhecimento de maneira mais simples. Isso é especialmente útil em assuntos como Matemática, Física, Direito e, em geral, todos aqueles que envolvem problemas e / ou números. Portanto, pode ser uma boa ideia realizar casos práticos enquanto estuda a teoria. Dessa forma, podemos entender melhor sua inscrição e o que todas essas cartas realmente estão transmitindo para nós.

Técnica de Estudo 6: Testes

Os testes são uma excelente maneira de rever nos dias ou horas antes de um exame. Com os testes, podemos verificar quais áreas carregamos melhor e quais são piores, a fim de concentrar nossos esforços onde for necessário. Além disso, se compartilharmos testes com nossos colegas para testar uns aos outros, poderemos descobrir detalhes importantes que perdemos. Portanto, sem dúvida, uma das melhores estratégias de estudo é criar testes e trocá-los com seus colegas como uma das estratégias e técnicas de aprendizagem antes do exame.

Técnica de Estudo 7: Brainstorming

Outra das técnicas de estudo que podemos realizar em um grupo. O brainstorming consiste em uma reunião de um grupo de pessoas que debatem um determinado tópico. O brainstorming pode ser especialmente útil quando se trabalha em grupos, para considerar ideias e perspectivas diferentes. No entanto, também pode ser útil estudar para um exame, a fim de responder a perguntas e chegar ao fundo do assunto. Em ambos os casos, o uso de mapas mentais facilita esse processo de organização de ideias.

Além disso, a Internet torna este tipo de reuniões mais fácil do que nunca, eliminando as barreiras geográficas.

Técnica de Estudo 8: Regras Mnemônicas

tecnicas para melhorar a memoria no estudo

As regras mnemônicas são um dos métodos de estudo especialmente úteis quando se trata de memorizar listas e conjuntos. As regras mnemônicas funcionam basicamente associando conceitos que temos que memorizar com outros que nos são mais familiares.

Há muitas maneiras de fazer regras mnemônicas e isso depende muito da pessoa. Um exemplo seria a palavra inventada “FECTES” para lembrar os diferentes tipos de desemprego (Choque Friccional, Sazonal, Cíclico, Tecnológico, Estrutural e Estrutural).

Técnica de Estudo 9: Organize o Estudo

Uma das técnicas de estudo mais eficazes, mas muitas vezes negligenciadas, é “simplesmente” organizar nosso estudo. Estabelecer um calendário de estudos – fundamental para aprender a como focar nos estudos levando em consideração nossos objetivos e o tempo que temos disponível é o primeiro passo para o sucesso.

Técnica de Estudo 10: Desenhos

Muitas pessoas têm uma boa memória visual, por isso conseguem memorizar melhor os conceitos quando estão associados a imagens ou desenhos. Portanto, acompanhar nosso estudo desses recursos visuais pode ser uma ótima ideia, especialmente para assuntos como Geografia, Ciência, Arte ou História. Outros recursos que ajudam a memória visual são mapas mentais (veja o ponto 3).

Muitas dessas técnicas de estudo não são novas, mas são bem conhecidas pelos alunos.

No entanto, o que é novo é a maneira pela qual podemos colocá-los em prática, já que hoje há muita tecnologia à nossa disposição e suplementos naturais que ajudam o cérebro, o mais indicado é o OptiMemory, fica a dica!

DICA EXTRA:

Sempre que precisar passar por um período de estudo, seja se preparando para um concurso, prova ou certificação, sua alimentação precisa receber atenção. Coma coisas leves, reduza carboidratos, exagere na salada e beba água, muita água. Na dúvida, utilize um cardápio semanal completo low carb para não precisar pensar muito a respeito.
A qualidade de seus alimentos vai diversificar nutrientes, manter seu metabolismo regulado e evitar problemas digestivos durante o processo.