Dicas para ajudar na escolha do curso ideal para você

Dicas para ajudar na escolha do curso ideal para você

abril 23, 2021 Off Por Redação

Deseja iniciar os estudos em um curso técnico ou em nível superior, mas está em dúvida se é o certo a fazer? Confira as dicas para ajudar na escolha do curso ideal para você, aqui neste artigo.

Ao se deparar com a fase de conclusão do ensino médio, precisamos pensar em quais serão os próximos passos em relação a carreira profissional, pois o mercado é muito abrangente e há diversas áreas nas quais podemos atuar, no entanto, essa escolha, muitas vezes, é baseada no valor dos salários e não na vocação, o que interfere na qualidade do trabalho e empenho nos estudos para uma carreira profissional.

Você ainda não sabe qual carreira deseja seguir? Conheça algumas dicas para ajudar na escolha do curso ideal para você.

Como escolher o curso ideal

Defina o seu objetivo

Pode parecer óbvio, mas é preciso definir qual o seu objetivo com a formação, por exemplo, você deseja ser um profissional de uma grande empresa corporativa, ter o seu próprio negócio, prestar serviços de forma autônoma, trabalhar em faculdades, fazer um intercâmbio e ficar fera em um idioma para vender cursos, etc.

A faculdade, cursos livres ou técnicos, não servem apenas para se tornar um funcionário de uma empresa, mas para despertar o seu olhar diante das possibilidades.

Vamos supor que você deseje trabalhar em seu próprio negócio como um fotógrafo profissional, o qual tem um estúdio e ganha muito dinheiro realizando ensaios de casamento, ensaio debutante, ensaio gestante, etc. Você pode fazer um curso de fotografia com período de conclusão rápido, iniciar com um baixo investimento, adquirir experiência e se tornar um dos profissionais de destaques e mais recomendado em seu segmento.

Tenha uma atitude ativa

Se você não sabe o que estudar, não pense que a resposta chegará a você de um momento para o outro, em um sonho ou uma visão; Você deve ter uma atitude ativa em relação ao assunto, pesquisar, conversar com pessoas que já atuam nas carreiras que lhe interessam.

Visite universidades, participe de aulas, frequente feiras e eventos de profissões, converse com estudantes e profissionais nessas carreiras.

Tome suas próprias decisões

Não deixe que os outros decidam por você. Ouça os conselhos de seus pais, familiares, professores, amigos, mas tome a decisão se não for por você mesmo.

O quanto você quer isso?

Outro sinal que pode indicar que fez uma boa escolha de carreira é identificar o quanto você quer isso, por exemplo, você ansioso para ingressar na faculdade? Pensa em como o curso pode ser benéfico, ou, está desanimado e não sabe se deve cancelar a matrícula? Pense nisso.

Não espere ingressar em um curso para fazer o que gosta

Se você realmente gosta do que deseja estudar, não deve esperar que a universidade comece para aprender sobre isso.

Exemplos:

  • Quem gosta de fotografia, tira fotos.
  • Quem quer ser programador, aprende a configurar um site.
  • Deseja ser um ótimo confeiteiro, pratique receitas de bolos e doces.

Deixe o dinheiro de lado neste momento

Nenhuma carreira garante sucesso econômico; se existisse provavelmente quase todo mundo teria estudado apenas um curso. Embora o dinheiro seja importante, você não o terá se estudar algo que não gosta ou que não lhe interessa, porque não será um bom profissional.

Bons profissionais ganham muito dinheiro e, para serem bons, você deve ter uma paixão pelo que faz.

Não se compare

Nem todos temos a mesma vocação, não se compare aos seus colegas que terminaram medicina aos 24 anos, não se preocupe se eles já sabem o que estudar ou se você acha que o que eles vão estudar é melhor que o curso que escolheu.

Encontre sua própria vocação, não permita que seus pais o comparem com seus irmãos ou parentes, você é único.

Se deseja prestar um concurso público quando terminar a escola, pesquise por um site de rateio de concursos que proporcione o material preparatório, não tenha medo de arriscar.

Discuta

Se você não consegue explicar a outra pessoa o que um profissional faz em sua carreira, o que aprende na universidade e onde pode trabalhar, tenha cuidado! você não tem ideia do que quer ser com esta carreira.

Porque quando uma pessoa esta no caminho certo, ela pesquisa tudo o que é necessário para que possa se dedicar com confiança e defender o que deseja.

No dia em que você puder se sentar com seus pais para explicar e argumentar por que essa carreira complementa seu projeto de vida, nesse dia você pode dizer que é claro sobre seu futuro profissional.

Se questione

Realize perguntas para si mesmo, sobre as profissões que está em dúvidas, levando em consideração o seu dom, habilidades, o que mais gosta de fazer, etc. Responda:

  • O que é o melhor, um médico ruim ou um bom cantor?
  • Quem ganha mais, um advogado medíocre ou um excelente arquiteto?
  • Quem é mais feliz, um engenheiro frustrado ou um dentista que escolheu a carreira pelo amor e não pelo salário?

Ao colocar essas dicas na balança, com certeza, você vai conseguir identificar qual carreira deseja seguir de verdade.