Encceja 2019: Aprenda Questões de Humanas

Encceja 2019: Aprenda Questões de Humanas

fevereiro 28, 2021 Off Por Redator

Questão de ciências humanas, humanas, geografia e história para o Encceja 2019.

Vamos lá então, essa é uma questão interessante vai entender o princípio hoje talvez um dos mais importantes que eu vou falar que hoje está agora nessa questão preste atenção aí tá, “a China tem é os estados africanos como parceiros e não como alvos de ajuda, e muitos governos árabes e africanos falam entusiasticamente de um modelo chinês de regime fechado com economia aberta”.

Beleza calma, da uma paradinha entenda tá, importante isso a China tem a África como um parceiro não é, não tem uma relação com a África para ajudar não igual a ONU vai lá dar uma de comida remédios não, ela tem como parceiro econômico economias, estados fechados mas a economia aberta ou seja um controle sobre a população igual a china tem hoje mas o mercado aberto ou seja você quer ir lá ganhar dinheiro trabalhar se pode ir, mas não queira falar mal do governo não você vai se dar mal isso que é um governo fechado de economia aberta beleza vamos lá, “a China cancelou a maior parte da dívida dos países africanos, forneceu crédito em condições favoráveis e multiplicou as importações da África.

“Maravilha, cancelou as dívidas e começou a importar cada vez mais ok? Adis-Abeba, sede da União Africana, também é a base regional da China para estabelecimento de contatos comerciais na venda de equipamentos militares” Textinho básico agora vou para o enunciado ok? Vamos lá, “Uma consequência desse tipo de intervenção para o continente africano é” uma consequência desse tipo de intervenção, que consequência é, professor que tipo de intervenção é isso nós acabamos de ler, a China entra fazendo um negócio na África abrindo mercado no sentido econômico mas deixando os estados de controle fechado, que tipo de intervenção isso causa no continente africano beleza, olha quantas pausas eu fiz para interpretar o texto e olha quantas vezes eu tive que voltar né e ver se eu estava entendendo realmente é isso que você tem que fazer beleza? Vamos lá agora alternativa por alternativa, A, esse tipo de relação da África que a China está tendo com a África causa o que uma consolidação do regime socialista, ampliação do modelo democrático, preservação dos recursos naturais, expansão das atividades produtivas, e aí nossa professor do céu é por isso que eu não vou conseguir o certificado do ensino médio, eu leio não consigo entender nada pra mim qualquer coisa tá certa pode chutar uma e que eu não tenho noção do que é né vão falar que tá certo, a galera começou a chutar e eu já vendi tudo B, C, D tá bom, pessoal princípio do desenrolar preste atenção, princípio do desenrolar cada alternativa dessa aqui você precisa desenrolar ela tá, entender as conseqüências dela vamos fazer isso na prática?

Vamos lá então, nós lemos o textinho básico tá, uma coisa desse tipo de intervenção a China fazendo negócios com a África gera o que? Consolidação do regime socialista, quer dizer que a África vai ficar mais socialista ela vai entender o comunismo ela vai ficar é um regime onde o estado faz intervenção na vida das pessoas onde o estado é o grande pai e ele reage todas as coisas não têm é empresas privadas todas as empresas são do estado ó, to desenrolando a coisa entenda isso é isso que o texto falou ou não? o texto não falou nada sobre isso o texto não falou absolutamente nada sobre essa questão do socialismo do comunismo quando você ler ela você tem que pensar nas conseqüências dela você tem que entender o desdobramento dela ok?

Então não tem nada a ver o texto não tá falando de socialismo, de comunismo de coisa dessa natureza ok? Então automaticamente essa questão está errada e olha como fica fácil quando eu vou fazer o desenrolar das coisas tá, alternativa B ampliação do modelo democrático, a China quer levar a democracia, quer leva à liberdade, ela quer levar voto, ela quer levar, opa, o texto fala alguma coisa sobre isso? Levar a democracia, levar liberdade, levar participação democrática é óbvio que não a gente fica óbvio quando começo a falar quando começa a desenrolar essas coisas pra vocês olha como como fica fácil quando você desenrola entendeu, é assim que tem que ser as coisas, alternativa C preservação dos recursos naturais, preservação dos recursos naturais vou desenrolar falando sobre floresta não pode cortar árvore não pode poluir os rios não pode usar coisas agrícolas não pode usar, o texto falou alguma coisa sobre preservar a natureza e olha como fica fácil fica ridículo quando você faz isso você eliminar as alternativas que não são corretas tá, esse é um dos métodos que eu ensino olha como fica fácil, o que sobrou pra nós?

Agora ficou fácil né agora ninguém chutou errado usando o princípio do deserrolar recebeu a coisa não vai se empolgando desenrole ela tá? Então quando você ler alguma coisa que parece ser legal calma desenrole fale, o que que é preservar a natureza, é sobre o meio ambiente, é não cortar árvore, opa o texto não falou nada sobre isso professor obviamente, depois que você desenrola fica claro que não falou nada sobre isso beleza? Aprendeu isso aí? Espero que você leve isso aí pra todas as questões.