Faculdades para concurso público: quais são as melhores opções

Faculdades para concurso público: quais são as melhores opções

abril 17, 2021 Off Por Redação

Escolher uma profissão não é tarefa fácil, principalmente para aqueles que estão saindo do Ensino Médio. Por isso, melhor conhecer as melhores faculdades para concurso público, para ter um futuro estável. Afinal, os salários mais altos são encontrados na carreira pública, principalmente, a Judiciária.

Geralmente, é nessa fase de decisão que conhecemos boas oportunidades. Seja por intermédio da família que incentiva ou por vontade de realizar seus sonhos. As melhores faculdades para concurso público e investir na Administração Pública estão nas áreas de Medicina, Direito, Pedagogia, Psicologia, Administração, dentre outras. Abaixo, a gente conta um pouco de cada uma delas.

Alguns concursos públicos não exigem graduação específica. Podem ter cargos com formação em qualquer área de formação. Por isso, a escolha pela carreira pública pode influenciar na primeira escolha no vestibular.

Para quem deseja investir no serviço público, confira as áreas mais promissoras para fazer um curso superior no Brasil. Saiba também porque vale a pena investir em concurso público.

Faculdades para concurso público

Administração

Ingressar no curso de administração pode ser bastante satisfatório. Isso porque o curso é um dos que mais ofertam vagas em concurso público. O profissional vai atuar nos setores administrativos de gestão das empresas. Os conteúdos aprendidos nas disciplinas durante a formação ajudam na hora da aprovação no concurso. Matemática, estatística, administração pública, gestão empresarial, tudo isso e muito mais contam nas provas objetivas específicas.

Direito

Já o estudante graduado em Direito encontra bastante possibilidades para cargos de mais alto escalão. São vagas para Juiz de Direito, Promotor de Justiça. Delegados, Analista Judiciário – área jurídica, etc. Vale lembrar que antes de tentar a aprovação no concurso público faça o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

Enfermagem

Concursos públicos das Secretarias de Saúde, Prefeituras ou até mesmo de órgãos públicos do Judiciário oferecem vagas na área de Saúde. O curso superior em Enfermagem pode proporcionar ao universitário uma boa oportunidade de trabalhar em Unidades Básicas de Saúde, Seções de Saúde dos órgãos públicos do Judiciário, etc. Os salários vão variar dependendo do tipo de gratificação existente no serviço público federal, municipal e estadual.

Pedagogia, Letras e outras

Também existem vagas para quem é de humanas. Assim como as áreas aplicadas e exatas, são ofertadas vagas para qualquer formação superior, podendo ingressar graduados em Licenciaturas e Bacharelados. Dessa forma, os formados em cursos de educação devem tentar esses cargos.

Outra boa opção é para ser professor, as prefeituras costumam ofertar vagas para professores de diversas áreas, como Geografia, Matemática, Letras (português, inglês e espanhol), História, etc. Os pedagogos podem encontrar facilidade para ingressar em cargos de Coordenação Pedagógica e professor de educação de ensino fundamental I.

Medicina e Psicologia

Em 2019, a Hospitais Universitários Federais EBSERH abriu vários processos seletivos para ingresso de médicos nos Hospitais Universitários. Há bastante vagas para médicos com especialização e os salários são ótimos. Por exemplo, esse último concurso da empresa terceirizada EBSERH pagava na área médica de R$ 8 a 14 mil para um trabalho de 24h a 40h, respectivamente por semana.

Foram ofertadas mais de mil vagas nas áreas Médica, Assistencial e Administrativa. Sendo que na área médica as oportunidades eram para especialidades Infectologia, Clínica Médica, Pneumologia, Genética Médica, Medicina do Trabalho, dentre outras.

Quem tem formação em Psicologia também pode encontrar oportunidades em concursos públicos para Hospitais, como também a carreira de Analista Judiciário nessa área. O psicólogo irá exercer sua função nas secretarias ou seções de saúde dos órgãos públicos.

Nutrição

Por fim, quem tem o curso de Nutrição pode fazer concurso para Polícia Militar, para o Judiciário, Prefeituras, etc. São boas oportunidades para se destacar no mercado de trabalho. No Judiciário, por exemplo, o Nutricionista pode trabalhar na Seção de Saúde cuidando da alimentação dos servidores, com consultas e promoções de eventos da área.

Por que fazer concurso público?

Agora que você já conhece os principais cursos com carreira em órgão público, é bom conhecer as vantagens de ser um concursado. Fazer um concurso público garante estabilidade, salário certo com base salarial do curso de formação e crescimento profissional.

O concursado só perde o trabalho caso tenha cometido um erro grave na repartição pública, que impeça sua continuidade e esteja em desacordo com as Leis. O servidor recebe licença remunerada por tempo de serviço após o período probatório (de 2 a 3 anos), férias, plano de saúde, etc.

Assim, somente vantagens em fazer uma faculdade para concurso público e ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Principalmente com oportunidade na sua área, que é a maior dificuldade dos alunos assim que formados.

Agora que você já sabe tudo isso, fique atento as oportunidades publicadas em portais de seleção de concurso. Não deixe para estudar somente no dia da inscrição! Quem se prepara consegue boas notas e melhores colocações.

E aí, o que você achou das dicas de faculdades para concurso público? Fique de olho nas informações que compartilhamos e escolha a sua graduação dos sonhos.