Como obter mais pacientes em sua clínica odontológica

Como obter mais pacientes em sua clínica odontológica

abril 23, 2021 Off Por Redação

Muitas práticas podem dobrar seu crescimento, e assim novos pacientes sem aumentar seu orçamento de marketing odontológico . Número de clientes podem crescer muito mais rápido sem mais publicidade ou relações públicas. 

De fato, todos os dias de trabalho, os dentistas passam direto pelo que provavelmente é a oportunidade de crescimento mais econômica, só que eles não sabem.   

Este artigo explica como sua clínica odontológica pode aumentar drasticamente a receita prestando mais atenção ao desempenho de sua equipe de atendimento.

Você controla as métricas de desempenho corretamente?

Você pode dizer com confiança quantas ligações telefônicas sua clínica recebe semanalmente de novos pacientes em potencial? Ou qual a porcentagem de pessoas que sua equipe de recepção atende? 

Em nossa experiência, a maioria dos proprietários e gerentes de consultórios dentários não conhece essas  métricas-chave. 

Os números são importantes porque indicam a eficácia dos seus investimentos em marketing digital ou marketing off-line.

Eles são mais importantes do que muitas outras métricas de marketing comumente usadas, porque informam quanto do seu investimento em marketing digital ou marketing tradicional realmente gera receita.

Quantos novos pacientes o sua recepção atende?  

Digamos que seu escritório central receba em média 120 chamadas de novos pacientes por mês. Dessas chamadas, eles agendam 30 novos compromissos. Essa é uma taxa de conversão de 25%.

Uma taxa de conversão de 25% sugere que sua equipe de front-office está fazendo um bom trabalho?

Se você estiver satisfeito com 30 novos pacientes por mês, talvez não se preocupe.   

Mas uma taxa de conversão de 25% deixa muito espaço para a sua equipe melhorar. 

Veja da seguinte maneira: sua prática não gera receita para 75% das pessoas que telefonam.  Isso significa que muito dinheiro de marketing está indo pelo ralo. 

A maioria das práticas não rastreia o número de chamadas de novos pacientes que recebem. Menos ainda observam suas taxas de conversão de front-office.

Se sua prática não monitorar esses números, é provável que você descubra uma grande oportunidade quando começar a fazê-lo.  

Quais taxas de conversão são realistas?

Uma equipe de front-office adequadamente treinada pode atingir taxas de conversão de até 75% ou até 80%.  

Sejamos claros. Nenhuma prática alcançará 100% de taxas de conversão.

Conversões de 80% ou mais provavelmente não são desejáveis. Isso ocorre porque é improvável que cerca de 20% das pessoas que ligam para o seu escritório sejam uma boa opção para os serviços que você presta. Sua equipe de recepção não deve tentar contratá-los.  

Você pode pedir um suporte para nossa equipe especialista em Inbound Marketing, as práticas odontológicas geralmente aumentam suas taxas de conversão para 75%. Igual a um de nossos cliente que estamos atendendo, ele vende clareador dental na internet e justo com nossa tática ele vem tendo grandes resultados e vendas.

Por que vale a pena medir sua eficiência de marketing

Qualquer investimento de marketing que não produz receita é uma total perda de dinheiro. Portanto, se seu escritório principal opera a uma taxa de conversão de 25%, sua prática desperdiça quase 75% de seu investimento em marketing.

Produtividade (ou eficiência) é o inverso de resíduos. Ao reduzir o desperdício, você obtém maior produtividade e eficiência de marketing. O mesmo nível de investimento em marketing produz mais receita.  

Ao melhorar a eficiência de marketing e gerar mais receita para novos pacientes, você pode transformar sua prática. 

O que uma maior eficiência de marketing pode significar para sua prática

O que você poderia fazer em sua prática se pudesse aumentar sua produtividade de marketing em 30%?

  • Você pode reduzir seu orçamento de marketing no mesmo valor sem reduzir a receita.
  • Ou você pode crescer muito mais rápido sem aumentar seu orçamento de marketing.  

Se sua prática estiver em uma área intensamente competitiva, você não pode se dar ao luxo de operar com alto desperdício de marketing. Qualquer prática que alcance melhor eficiência de marketing pode comer seu almoço.

Se você está preocupado com a concorrência das organizações de serviços odontológicos (DSOs), a redução de resíduos oferece uma boa maneira de fortalecer suas defesas. Talvez você possa até continuar na ofensiva, como verá em um momento.

Se você trabalha para um DSO, provavelmente já está pensando em maneiras de reduzir o desperdício de marketing. Fique comigo aqui para obter dicas úteis.  

O que é necessário para melhorar as conversões em 50% ou mais

Para melhorar suas taxas de conversão, você deve primeiro focar a atenção no desempenho de sua equipe.

Seu escritório central deve se comprometer a atender mais chamadas telefônicas antes de passarem para o correio de voz durante o horário comercial. Com treinamento e treinamento adequados, sua equipe pode se tornar muito mais persuasiva no campo das consultas de novos pacientes.

Com a ajuda de um software apropriado e melhores processos de negócios, as taxas de conversão de 65% e 75% estão bem ao alcance. Uma maneira de aumentar as taxas de conversão é contratar e manter as melhores recepcionistas: 

Como taxas de conversão mais altas podem beneficiar uma prática

Mesmo com uma melhoria de 50% a 75% nas conversões, a maioria das práticas odontológicas pode alcançar maravilhas.

Eles podem reservar 50% a 75% mais novos pacientes por mês, sem gastar um centavo a mais em marketing. De fato, seu custo de marketing por novo paciente diminui de 50% a 75%, mesmo no mesmo nível de investimento em marketing.

Vamos ver como uma taxa de conversão de 50% beneficia nossa prática exemplar. As alterações estão resumidas na Figura 2. Ele mostra a taxa de conversão de 25% como cenário A e a taxa de conversão de 50% como cenário B.

Os números destacados em amarelo são os que mudam do cenário A para o cenário B.

Estamos no fim de algumas dicas para os dentistas de plantão, se precisar de especialista em marketing odontológico, entre em contato em nosso site Marketing Digital Campinas