Como usar o marketing digital para vender mais durante a crise?

Como usar o marketing digital para vender mais durante a crise?

abril 24, 2021 Off Por Redator

O desemprego causado pela crise econômica é um dos fatores de agravamento da mesma, com isso, a bola de neve gerada faz com que a situação fique pior, principalmente para o pequeno empreendedor.

Mas, você sabia que é possível manter as vendas em alta durante a crise? Durante a crise, é o melhor momento para inovar e tentar novas metodologias para gerar leads e consecutivamente, venda.

Nesse artigo nós falaremos sobre as principais estratégias que comprovadamente geram mais visibilidade para empresas, sejam elas prestadoras de serviços ou produtos.

Qual a melhor forma de vender em tempos de crise?

Como dito anteriormente, manter a visibilidade da empresa alta é uma das melhores formas de garantir que as vendas sejam recorrentes.

Melhor ainda é aparecer diretamente para pessoas que buscam pelos serviços ou produtos que você oferece.

Hoje, existem uma infinidade de estratégias de marketing digital que podem alavancar sua visibilidade e suas vendas, proporcionando vencer o período de crise, ou, até mesmo, vender ainda mais no período de crise.

Ressaltamos que essas estratégias funcionam para qualquer tipo de empresas, seja uma marcenaria ou uma loja de bateria automotiva.

Melhores estratégias de marketing digital para aumentar a visibilidade de empresas, serviços e produtos

As estratégias de marketing citadas abaixo possuem diferentes metodologias, é importante que você contrate um especialista para garantir que sua campanha tenha um bom desempenho, possibilitando um ótimo retorno sobre o investimento.

Site institucional ou loja virtual

O site é fundamental para a maioria das estratégias de marketing a seguir, além disso, ele representa sua empresa na internet, por isso, o ideal é que seja feito por um profissional.

Além disso, o ideal é que o site proporcione muitas conversões, isso é feito através do CRO, ou, otimização para conversão, ou seja, é um site já projetado para induzir o visitante a entrar em contato desde sua arquitetura.

SEO

A otimização de sites, ou SEO, como também é conhecido, é uma das estratégias de marketing mais utilizada para gerar visitas a um site.

Essa estratégia costuma ter um custo baixo e proporcionar um ótimo retorno sobre o investimento.

O SEO é responsável por “mostrar” ao Google que seu site é mais relevante do que os dos seus concorrentes, fazendo com que seu site fique posicionado nas primeiras posições de pesquisa pela sua empresa, serviço ou produto.

Diferente do tráfego pago, o SEO é cumulativo, ou seja, quanto mais tempo de campanha, melhor é o resultado, não sendo perdido quando se interrompe essa estratégia.

Além disso, o SEO pode ser realizado em conjunto com outras estratégias de marketing, aumentando exponencialmente os resultados obtidos durante e ao final da campanha.

Redes sociais

Quantas vezes você se deparou com anúncios ou postagens de empresas no Facebook, no Youtube e no Instagram? Esse tipo de marketing é conhecido como Social Media, e, se bem planejado, pode proporcionar muita visibilidade para o seu público alvo.

Além de possibilitar a geração de vendas também é muito eficiente no fortalecimento da sua marca, deixando-a mais conhecida.

Os sinais sociais, ou, engajamento, como também é conhecido, é muito importante para a estratégia de SEO, pois, mostra ao Google que sua empresa não só se comunica com seus clientes por meio das redes sociais como também obtém o feedback dessas pessoas.

Imagine acessar o perfil de uma empresa no Facebook e notar que as publicações têm muitas curtidas, comentários e compartilhamentos? Passa muita credibilidade não é mesmo?

Links patrocinados

Mencionamos brevemente o tráfego pago, agora é a hora de falarmos mais sobre.

Essa estratégia também é conhecida como links patrocinados e é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas do mundo.

Essa estratégia consiste em pagar por cada clique que você recebe, independente se é via Youtube, redes sociais ou Google.

O custo por cada clique varia de acordo com a demanda e com a concorrência que utiliza a mesma estratégia.

A estratégia de links patrocinados deve, fundamentalmente, ser executada por um especialista para garantir que você não perca dinheiro, isso por que algumas pessoas podem clicar no seu anúncio e não realizar contato ou compra, fazendo com que você tenha um custo e nenhuma receita.

Geralmente essa estratégia de marketing digital começa a dar resultado com poucas horas.

Newsletter

Você já deve ter recebido algum e-mail marketing ao longo da sua vida certo? Isso é o newsletter.

Algumas pessoas compram ou baixam uma lista de e-mails na internet para enviar propaganda, essa é a forma ineficiente e incômoda de utilizar essa estratégia, conhecida como spam.

Utilizar o e-mail marketing para enviar spam pode prejudicar a imagem da sua empresa no mercado, causando descontentamento.

A melhor forma é captar os e-mails através do seu site, onde o próprio individuo se cadastra na sua lista.

Uma dica valiosa para utilizar newsletter é não enviar muitos e-mails em um espaço curto de tempo, pois, fará com que a pessoa se canse.

Um ou dois e-mails por mês mostrando as novidades e as promoções são suficientes para conseguir aumentar suas vendas, lembre-se de que foi a própria pessoa que se cadastrou, então ela já possui um interesse prévio na sua empresa, nos seus produtos ou serviços.

Conclusão

Você já utiliza alguma das estratégias de marketing digital acima para aumentar seu faturamento? Se sim, deixe nos comentários! Você também pode combinar mais de uma estratégia para aumentar consideravelmente seus resultados.