Monetizando blogs e sites – Como ganhar dinheiro com seu blog/site

Monetizando blogs e sites – Como ganhar dinheiro com seu blog/site

abril 14, 2021 Off Por Redação

Alguns meses atrás ocorreu o Afiliados brasil e a primeira palestra era uma que eu queria muito assistir, o nome da palestra foi “Técnicas de Monetização” onde foram apresentadas diversas maneiras de ganhar dinheiro com sites e blogs e como utilizar essas ferramentas de monetização.

ganhar dinheiro com internet
Melhor formar de ganhar dinheiro com internet

Uma das primeiras definições que é preciso ter quando vai se montar um site/blog para gerar dinheiro através de publicidade em geral é definir se este site será hype ou de nichos.

Nessa consideração é interessante você entender que blogs e sites de nicho apesar de terem menor trafego tendem a pagar mais por cliques ou vendas, no caso de programas de afiliados, enquanto os de hype geram mais trafego e consequentemente mais cliques com menor valor.

Ainda no caso de blogs de nicho é necessário verificar se o assunto especifico que vai tratar tem muita concorrência no setor de links patrocinados, pois quanto maior a concorrência maior a possibilidade do clique pagar mais, além disso é preciso verificar se há buscas para este nicho, se existe trafego na internet para este assunto.

Depois de decidir qual o tipo de site você vai trabalhar é importante começar a trabalhar as questões de layout pois ele que influência diretamente em seu CTR e algumas dicas são:

  • Em AdSense de texto é importante que a formatação siga o mesmo padrão do site, tanto na parte de cores quanto nas fontes;
  • Evite distrações quando o foco é ganhar dinheiro com AdSense não coloque outros tipos de banner e quando é afiliado mantenha apenas os anúncios de afiliados;
  • Coloque o anúncio ou bloco AdSense antes da dobra do site;
  • Faça testes AB com os blocos de AdSense para saber quantos blocos deve utilizar e quais tipos.

Um assunto bem abordado foi a questão de participar de programas de afiliados de diversos sites, no Brasil este tipo de parceria ainda está engatinhando, mas na Europa a maioria dos sites monetizam mesmo em cima de programas de afiliados onde eles conseguem fazer diversos tipos de campanhas desde links patrocinados pagos por cliques até campanhas de e-mail marketing para base do site onde se ganha por comissão de vendas.

Alguns sites especializados em afiliações que hoje estão trabalhando no Brasil são:

  • NetAfilliation
  • NetFilia
  • Submarino

Existem ainda outros diversos sites que fazem programas de afiliados, no entanto pesquise antes de se afiliar a algum site, pois já vi casos em que o site não pagava seus afiliados alegando quebra de regras.

Acima de tudo para que todos estes recursos deem retorno é preciso que o blog ou site tenha conteúdo relevante para os visitantes, somente desta forma eles vão voltar a visitar e se interessar em clicar nas publicidades que esse site fornece.

Para terminar segue algumas dicas rápidas para serem seguidas na monetização de sites e blogs:

  1. Assine Feed dos concorrentes, veja o que eles estão escrevendo;
  2. Não coloque AdSense em todos os posts, escolha aqueles que você sabe que o leitor pode se interessar em clicar em publicidade;
  3. Escreva posts sobre produtos específicos, como Previews ou Reviews e coloque links para publicidade em palavras-chave;
  4. Pense sempre em conteúdo+layout+link = conversão ;
  5. Faça testes AB por pelo menos 3 dias para ter parâmetro;
  6. Cuidado com vários blocos pois eles concorrem entre eles;
  7. Use contas separadas de AdSense para sites diferentes, para que o CTR de um não afete o outro;
  8. Monte uma base de e-mails para fazer ações de e-mail marketing;
  9. Cuidado com banimentos de programas de AdSense e afiliados;
  10. Teste, teste e teste. Pode ser que um determinado tipo de publicidade não de certo em um site mas de certo em um blog por isto sempre teste tudo que puder.