O você não pode deixar de fazer em São Paulo

O você não pode deixar de fazer em São Paulo

abril 9, 2021 Off Por Redator

Antes de ler este guia, vamos fazer um pequeno exercício. Sinto que se chegaram aqui é porque estão planejando uma viagem e querem saber o que ver e o que fazer em São Paulo capital e no interior de SP Talvez eles viajem para o trabalho e tenham tempo livre que desejam aproveitar; Talvez eles tenham encontrado alguns bilhetes baratos e não sabem se valerá a pena ou não. Da mesma forma, eu lhe disse, antes de passar para a lista de recomendações, quero que você seja honesto e me diga (bem, diga a si mesmo) qual é a primeira coisa que vem à mente quando você ouvir o nome desta cidade. São Paulo Não parece férias, certo? Nem o carnaval “, embora celebrem, e grande momento”, ou viajantes, ou “devem ir”. Para mim, por exemplo, São Paulo parecia cinza para mim. Prédios altos, cimento, gente apressada, muita economia e pouca improvisação. 

Se eu lhe der toda essa introdução, é porque quero me sentar e escrever isso desde que voltei. Porque São Paulo me deixou desencantado, porque não era nada do que eu supunha, e porque apesar de estar na sombra do Rio, e apesar de não ser famoso por suas praias, você tem que viajar para São Paulo.

Neste post, há cinco recomendações + alguns yapa , aproveitando o fato de ter viajado, que nos levou para conhecer os melhores cantos da cidade. Ir, me dizer e voltar.

Visite o Beco do Batman

Dizem que é o site mais instagrammed da cidade e, assim que alguém mostra o nariz, entende o porquê. O “Beco do Batman”, perto da Rua Gonçalo Afonso, é uma expressão autêntica do boêmio na Vila Madalena. Neste museu ao ar livre, os artistas de rua mais importantes da cidade são responsáveis por renovar periodicamente as obras, o que torna a visita ao Beco do Batman sempre uma experiência diferente.

Por que Batman? Aparentemente, nos anos 80, havia um enorme Batman desenhado em uma das paredes, o que motivou os estudantes a continuar preenchendo o local com mais e mais murais. Embora hoje falte a pintura original, muitos grafites escondem um pequeno Batman em homenagem ao local.

A vantagem: se eles visitarem Beco no sábado, terão uma boa chance de conhecer alguns artistas que oferecem seu trabalho nas calçadas. Tive o prazer de conhecer Fabio Polesi (não sabia, mas no dia anterior havia tirado fotos com o grafite dele).

Caminhe na Avenida Paulista em um domingo

Se existe um lugar emblemático em São Paulo, é a Avenida Paulista. Com 3 quilômetros de extensão, é um dos principais centros financeiros da cidade e o local onde estão localizadas algumas de suas atrações mais características. Durante a semana, a avenida é uma das artérias mais movimentadas da cidade, mas aos domingos é quando o espetáculo abre (embora seja melhor dizer que fecha ..).

Todo fim de semana, a Avenida Paulista fecha o trânsito e se torna pedestre, dando lugar não apenas a um desfile interminável de pessoas que andam em silêncio como nunca na avenida, mas a todos os tipos de manifestações artísticas. Músicos, artistas de rua, pessoas meditando, professores de dança, pintores … A Avenida Paulista recebe a todos, mesmo aqueles que ousam pedalar por seus caminhos designados, entre a massa de pessoas que se deslocam a pé. Quer sentir como São Paulo vibra? Essa é a oportunidade.

A vantagem: o MASP. Na Avenida Paulista existem alguns museus e centros culturais, mas sem dúvida o Museu de Arte de São Paulo (MASP) é o mais importante.

Comer, comer e comer (a influência da imigração pode ser uma excelente desculpa)

Não me lembro de comer muito em uma viagem, como esta em São Paulo. A última vez que comi muito bem foi em um hotel fazenda no interior de SP Nem em quantidade, nem em qualidade, nem em variedade, e para alguém que dá muita comida em uma viagem, isso faz com que São Paulo acrescente muitos pontos. Mas vamos ver, eu vou girar as idéias. Por um lado, temos uma cidade incrivelmente cosmopolita, construída a partir de suas bases pela imigração e ainda recebendo pessoas de diferentes partes do mundo até hoje, que se torna uma cultura urbana em constante transformação – e isso inclui, é claro , a comida─. Por outro lado, obviamente, uma oferta gastronômica que vai de pequenas salas de jantar administradas por refugiados sírios aos restaurantes japoneses mais chiques.

Ceviche peruano preparado por um chef boliviano no mercado de São Paulo (porque, embora não seja típico … não pude resistir).

Porco, muito porco tudo. A carne estava deliciosa, mas não consegui terminar a torta. O que eu mais gostei: a banana.

A melhor comida libanesa que experimentei na minha vida foi em São Paulo

Isso nós preparamos. É chamado de “arroz da p * ta rica” e é um prato de resistência (tornou-se popular na época da conquista).

Ramen Eu nunca tinha tentado.

E, claro, feijoada.

A chave é pesquisar (ou seguir as recomendações de amigos que estejam claros). Não sei se sou o caso, mas depois de comer bolos, feijoada, pizza italiana, ceviche, ramen, shawarma, comida de resistência e várias outras coisas, deixo aqui os dados do restaurante libanês mais rico da minha vida: 

A vantagem: coma ou não coma, não saia de São Paulo sem passear pelo Distrito Leste. Embora muitas pessoas o chamem de “Bairro Japonês”, hoje as fronteiras asiáticas se expandiram e também existem misturas chinesas, coreanas e locais que valem fofocas. A partir daí, além disso, você pode ver o belo pôr do sol (o que é raro em uma cidade tão populosa quanto São Paulo).

Visite o Bairro Oriental, uma das coisas para ver e fazer em São Paulo. Foto: Jonathan Manco

Voe de helicóptero

Pode parecer chique, top e um olho no rosto, mas se eles são meus e queriam pegar um helicóptero, colocar fones de ouvido e conversar como se estivessem perseguindo um criminoso que foge de carro … esta é a oportunidade . São Paulo é a cidade com os maiores helicópteros do mundo e, embora inicialmente fossem usados apenas na esfera executiva, agora estão acessíveis ao público em geral e a outra maneira de conhecer a cidade. Se você está se perguntando sobre o preço, a chave é viajar em grupo: alugar um helicóptero entre 4 ou 6 pessoas custará a cada um aproximadamente US $ 150 aproximadamente (o que é um número, mas não impossível). 

A emoção da vida. Não sei quantas vezes eu tinha fantasiado sobre ser capaz de fazer isso.
Embora a viagem tenha durado quinze minutos, cada sensação (tão nova e tão única) fazia com que parecesse longa e curta ao mesmo tempo.

Passe um dia no Parque Ibirapuera

Se você se cansou da cidade e precisa de um pouco de verde, o Parque Ibirapoeira é o lugar certo. Conhecido como Central Park da América Latina, possui 158 hectares de floresta e três lagos artificiais conectados entre si e é considerado o pulmão verde da cidade . É um bom lugar para fazer um piquenique, caminhar entre as trilhas ou aproveitar algumas das atividades culturais que geralmente acontecem por lá.

Essa viagem a São Paulo fez parte do projeto e foi apoiada pela Latam. Eu mantenho o controle total do que escrevo (embora às vezes escreva incontrolavelmente). Aqui eu compartilho o episódio que filmamos, caso eles tenham ficado querendo mais.