6 Pontos Turísticos para ir em Sintra-Portugal

6 Pontos Turísticos para ir em Sintra-Portugal

abril 21, 2021 Off Por Redator

Sintra é um local cheio de mistério, situado numa serra muito arborizada, Sintra é um dos principais polos turísticos de Portugal.

Com uma história secular, Sintra tem diversos pontos de interesse que podem ser visitados em cerca de 3 dias. Existe possibilidade de fazer um roteiro de 1 dia claro, porém por se tratar de um local tão especial meu conselho é que aproveitem ao máximo.

Principais pontos Turísticos de Sintra

Palácio da Pena

Localizado no ponto mais alto da serra de Sintra, este palácio tem uma rica história. Sua estrutura original é do séc.XVI onde ali existia um mosteiro de nossa senhora da pena fundado por D.Manuel I.

Este mosteiro foi ali construído em forma de agradecimento por D.Manuel I devido a descoberta dos caminhos das ìndias por Vasco da Gama.

Do alto desta serra enquanto caçava, D.Manuel I teria avistado as caravelas de Vasco da Gama retornando desta épica viagem. É bom compreendermos que esta aventura de Vasco da Gama, se assemelha a ida do homem a lua, foi uma proeza fantástica para época!

Em 1755, após o grande terremoto as estruturas do Mosteiro sofrem forte abalo e são abandonadas em 1834 com a extinção das ordens religiosas em Portugal, mais tarde D.Fernando II casa-se com D.Maria II e compra a propriedade.

D.Fernando reforma completamente o Palácio mas não chega a habitar o edifício com sua amada que morre precocemente ao dar a Luz.

O palácio tornou-se um refúgio aos quentes verões de Lisboa aos reis e nobres que sucederam D.fernando II e hoje é um dos principais cartões postais de Sintra.

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros é outro ponto que merece destaque. Foi construído durante a ocupação dos Africanos do Norte na Península Ibérica por vários séculos.

Sofreu ataques durantes as guerras cruzadas e provavelmente já precisou se resguardar de ataques Vikings, sim é inacreditável que pouco se fale sobre isso em Portugal.

Ali no local onde hoje temos as ruínas do castelo temos vestígios de civilizações de mais de 2500 anos.

Tudo isso torna a visita ao castelos dos Mouros uma tarefa obrigatória!

Palácio de Sintra

Um outro monumento histórico que merece destaque é o Palácio de Sintra, que também possui ruínas da época que ali habitavam os nobres mouros, porém esta parte está oculta nos porões do Palácio e não estão abertas ao público.

Ali reinaram grandes reis de Portugal, e é difícil precisar onde começa realmente sua História, mas poderíamos dizer que inicia-se com uma carta régia no ano de 1281 ordenando a manutenção deste paço.

Um dos salões mais visitados é a Sala dos Brasões, onde podem-se ver o início de uma nova era nos reinados em todo mundo, dando maior ênfase e status aos nobres por meio de Brasões familiares, daí que vemos tantas coisas que vemos hoje como por exemplo:

  • Brasões de times de futebol e a paixão da torcida por bandeiras e eventos esportivos
  • O importância dada ao nome da família e na preservação dos bons costumes por meios desses sobrenomes
  • A importância do Rei sobre todos os nobres e a manifestação que o Rei é o estado

Como vemos este palácio possui uma grande importância histórica não apenas em Portugal mas em todo mundo.

Quinta da Regaleira

Um jardim fantástico repleto de mistério e grutas maçônicas! Se você quer passear num lugar cheio de simbologia e mistério, não pode deixar de conhecer esta Quinta, ali se faziam diversos processos de iniciação maçônica e isso pode ser observado em cada estátua e edificação

Centro Histórico de Sintra

O centro histórico é mesmo mágico, parece um cenário de um filme medieval, as ruas repletas de casas antigas, jardins floridos, restaurantes com comidas maravilhosas e doces tradicionais.

Não deixe de experimentar o famoso Travesseiro de Sintra que pode ser comprado em na Piriquita que são duas docerias que criaram este doce.

Sintra está em qualquer mapa turístico de Portugal é um destino mágico, deslumbrante e obrigatório!

Praias de sintra

Embora seja um local de serra, Sintra surpreende com um litoral fantástico. O concelho de Sintra é um concelho bastante grande e por isso reúne a Serra e a Praia (não foi atoa que D.Manuel avistou a chegada de Vasco da Gama).

Ao todo são 9 praias porém as duas principais praias de Sintra são a Praia das Maçãs e a praia de Azenhas do Mar, são fantásticas e merecem mesmo uma visitinha

E se você ainda quer saber mais sobre Sintra, vou deixar aqui um super vídeo que mostra alguns destes pontos turísticos de Sintra em Portugal. Não deixe de compartilhar este post e deixar um comentário!