Saiba Mais Sobre A Nr 29

Saiba Mais Sobre A Nr 29

fevereiro 11, 2021 Off Por Fernando

Para profissionais que trabalham nos portos de todo Brasil, é necessário que haja regras que possam regulamentar o trabalho e mais do que isso, garanta a saúde e um trabalho mais seguro para essas pessoas.

A NR 29, norma regulamentadora dos portos, estabelece todas as diretrizes para que profissionais dos portos trabalhem bem e com segurança sempre. Para quem trabalha ou deseja trabalhar nos portos, saiba mais sobre a NR 29 e quais as obrigações que esta norma exige e assegura para trabalhadores dos portos nacionais.

O Que É A NR 29?

A NR 29 ou Norma Regulamentadora 29, é um documento que estabelece as medidas de segurança e saúde para profissionais do setor portuário. Todos os cuidados relacionados a possíveis acidentes, doenças, assim como primeiros socorros e atitudes defensivas esperadas, estão descritos no documento.

O setor portuário não se restringe apenas ao porto em si, mas também a situações em terra e a bordo de embarcações. Desta forma, a NR 29 é aplicável a todos profissionais tanto nos portos como no alto mar, garantindo que eles tenham segurança e saúde em qualquer lugar.

A NR 29 oferece regras de segurança para o uso de equipamentos apropriados e também a utilização de máquinas e equipamentos em portos, garantindo assim a prevenção de acidentes. Todos os profissionais, tanto oficiais quanto terceirizados de empresas a parte do porto, devem seguir rigorosamente e conhecer a NR 29 para um bom trabalho nos portos e fora deles.

As Responsabilidades Dispostas Na NR 29

A NR 29 determina direitos e deveres para todos, inclusive para os empregadores e empresas portuárias. Ela determina que:

  • Todos os trabalhadores tenham conhecimento e tenham em seus locais de trabalho segurança, higiene e saúde;
  • Empregadores devem fornecer aos trabalhadores equipamento de proteção individual- EPI que sejam novos, higienizados, limpos, em perfeito estado de uso, além de treinamento e informação do uso correto e apropriado do EPI para cada fim e função;
  • Fornecer local de trabalho organizado, limpo e seguro;
  • Prevenir dos riscos de acidentes de trabalho e zelar pela segurança e saúde de todos.

Os trabalhadores também devem agir de modo correto, segundo a NR 29 para que o trabalho flua da forma correta e a segurança seja sempre mantida:

  • Utilizar os equipamentos de proteção individual de forma correta, da maneira como foi advertido e treinado anteriormente;
  • Cumprir com todas as normas de segurança dispostas na NR 29;
  • Informar aos superiores, deficiências e avarias e os locais dessas falhas e problemas, para que os riscos sejam sanados e haja mais proteção e garantias de um trabalho tranquilo nas instalações portuárias.

Segurança Para Cargas Perigosas

Os profissionais portuários precisam da norma regulamentadora 29 para garantir a eles a segurança em várias áreas dos portos, como no trabalho com cargas perigosas tanto de produtos químicos, como de explosivos e armas, produtos venenosos e que podem não só ser perigosos e fatais ao homem, mas comprometer a natureza e meio ambiente.

Operações como atração e desatração, assim como manobras de embarcações, também estão listados na NR29, como medidas de segurança e prevenção que oferecem a todos, tanto no trabalho em terra como dentro das embarcações, mais proteção.

Básico Da NR 29 Para Profissionais Dos Portos

NR 29 Para Profissionais Dos Portos

A NR 29 é importante e necessária para mais segurança e proteção a saúde e bem estar físico e mental dos trabalhadores dos portos, garantindo o bom trabalho e que as regras serão cumpridas, para mais organização e menos problemas e riscos, em um local que entra e sai produtos todos os dias, para o mundo inteiro.

Para os profissionais da área, fazer curso gratuito online de básico de NR 29, dará mais observância para a importância da norma e irá oferecer mais proteção ao trabalho e um item de qualificação e diferencial especial em seu currículo.