Sisu 2019: inscrições para segundo semestre iniciam dia 04 de junho

Sisu 2019: inscrições para segundo semestre iniciam dia 04 de junho

fevereiro 18, 2021 Off Por Redator

Estarão abertas no dia 04 de junho de 2019 as inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos terão até o dia 07 do mesmo mês para efetuarem suas inscrições. A inscrição é feita pela internet e não é necessário pagar taxa; a inscrição é totalmente gratuita. O edital do Sisu 2019/2 com as regras foi publicado no Diário Oficial da União do dia 15 de maio.

O Sisu é o sistema informatizado do governo federal pelo qual os estudantes usam a nota obtida nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Poderá se inscrever no Sisu 2019/2 quem fez a prova do Enem de 2018 e obteve nota diferente de zero na redação.

Enquanto as inscrições estiverem abertas os candidatos podem escolher até duas opções de curso, em ordem de preferência, o local de oferta, o turno e a modalidade de concorrência. É possível alterar as opções de cursos, assim como cancelar. A classificação final no sistema é realizada baseando-se na última alteração efetuada e de fato confirmada pelo candidato no site do Sisu.

Ao longo dos dias de inscrição é divulgada a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. É importante acompanhar a divulgação dessas notas de corte e comparar com os anos anteriores para se ter uma ideia de quão provável é possível alcançar a vaga desejada.

De acordo com o edital divulgado, a segunda edição do Sisu 2019 terá apenas uma chamada, com resultado previsto para ser divulgado no dia 10 de junho de 2019 no portal, e nas instituições para as quais efetuou sua inscrição.

Na sequencia, o candidato deve efetuar sua matrícula na instituição em que foi aprovado, sendo o prazo para esse registro nos dias 12 a 17 de junho de 2019. Quem não for aprovado na chamada única do Sisu poderá participar da lista de espera. O candidato deverá manifestar seu interesse na página oficial do sistema entre os dias 11 e 17 de junho de 2019. Um aspecto que é importante ter conhecimento: é possível manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual o candidato optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.