Truques de um tricologista: como ter cabelos mais saudáveis

Truques de um tricologista: como ter cabelos mais saudáveis

abril 15, 2021 Off Por Redação

Problemas no cabelo e no couro cabeludo não são raros. Acontece que nenhuma preparação disponível em uma farmácia ou drogaria é capaz de lidar com um problema nesse caso, a melhor solução é parar de tentar curar a doença por conta própria, porque tudo o que você pode acabar com é piorar a situação Mais.

As doenças do couro cabeludo são estudadas pela tricologia, que é um ramo da dermatologia.  Pode-se dizer que a tricologia é um tipo de inovação cosmética e médica que preenche a lacuna entre a ajuda fornecida pelo campo de estudo da dermatologia e os tratamentos de embelezamento capilar. É usado para identificar sinais precoces de doenças em um paciente e ajuda a combater vários problemas no couro cabeludo e no cabelo.

A inovação da tricologia depende da combinação das conquistas mais recentes com o conhecimento de alguns campos de estudo: cosmetologia, cosméticos, cabeleireiro, dermatologia, fisioterapia estética, medicina estética e até psicologia e ciência de alimentos.

Quem é um tricologista?

Uma análise precisa sobre as lâmpadas do couro cabeludo e do cabelo é realizada por um tricologista. Esse especialista pode ser chamado coloquialmente de um cabeleireiro. A principal tarefa de um tricologista é realizar o reconhecimento médico dos cabelos de um paciente, seu estilo de vida, cosméticos e medicamentos aplicados, a fim de prosseguir com um exame minucioso do couro cabeludo e dos cabelos do paciente posteriormente. Além disso, um tricologista seleciona produtos apropriados que visam um problema específico de cabelo e, se parece necessário, sugere tratamentos especiais a serem realizados no consultório médico.

Que perguntas o tricologista pode fazer?

Certamente, um tricologista perguntará qual é o motivo da sua visita, ou seja, o que faz você se preocupar. Além disso, o especialista solicitará que você resuma os sinais perturbadores que você notou. As outras consultas podem considerar:

perguntas sobre doenças hereditárias

perguntas sobre doenças e medicamentos que você tomou

perguntas sobre sua rotina de cuidados com os cabelos (lavagem, cosméticos aplicados, maneira de secar os cabelos, modelar, tingir)

perguntas sobre hábitos alimentares e dietas que você segue ou costumava seguir

perguntas relacionadas ao seu estado emocional e psíquico (por exemplo, se você está estressado ou preocupado ultimamente e sua qualidade do sono)

perguntas sobre contracepção e outras relacionadas ao seu sistema hormonal

Testes de laboratório a serem feitos antes de visitar um tricologista

É melhor visitar um tricologista equipado com um conjunto de resultados de testes de laboratório que não apenas ajudam o especialista a estabelecer um diagnóstico preciso, mas também aceleram significativamente o processo de cicatrização. É altamente provável que, na primeira visita, um tricologista peça para você executar um conjunto de testes de laboratório para examiná-los na próxima visita. No entanto, é aconselhável fazê-lo com antecedência, para que seja possível que um especialista forneça ao paciente o diagnóstico correto e inicie o tratamento mais cedo.

Tricologista – Vale a pena fazer uma visita ao especialista?

Um tricologista lida com problemas muito sérios que afetam o couro cabeludo e o cabelo; portanto, quando você percebe que não consegue lidar com alguma doença capilar, uma visita ao consultório do tricologista pode parecer inevitável. Também vale a pena perceber que a possibilidade de um tricologista nos ajudar depende de quantas respostas detalhadas lhe damos na primeira consulta.

Muitas doenças relacionadas ao estado do couro cabeludo e do cabelo podem ser curadas em casa, graças à seleção de produtos adequados, delicados e naturais para tratar os cabelos. Freqüentemente, a lubrificação capilar se torna imensamente útil.

Ainda assim, é uma boa idéia consultar um tricologista para definir o nível de porosidade do cabelo e a condição do couro cabeludo definidos profissionalmente. Graças a isso, podemos intensificar a ação dos óleos naturais e da lavagem dos cabelos.