A importância de manter uma dieta balanceada para os gatos

A importância de manter uma dieta balanceada para os gatos

março 27, 2023 Off Por Redação

Para viverem fortes e saudáveis, os peludos precisam seguir uma dieta rica em nutrientes. Saiba quais são eles e invista no bem-estar do seu pet. 

Assim como acontece com os cachorros, os felinos também precisam receber uma alimentação equilibrada, preferencialmente com alta concentração de vitaminas e minerais. Entre esses ingredientes, sem dúvida, a proteína está no topo da lista. 

Afinal, estamos falando de animais carnívoros, que encontram na carne a principal fonte de energia, capaz de promover a melhora da visão e de todo o sistema cardiovascular. Seja como for, ao comprar uma ração seca para gatos ou, quem sabe, os famosos sachês, é sempre bom ficar de olho e analisar se, de fato, o seu pet está recebendo os nutrientes necessários para o seu pleno desenvolvimento. 

Hoje, te convidamos a entender mais sobre o assunto e saber como colocar essa ideia em ação. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

O que não pode faltar na alimentação dos gatos?

Gato de alimentando em um pote rosa.

Como falamos, são vários os componentes que não podem ficar de fora de uma alimentação completa para gatos. Aqui, não estamos mencionando somente a proteína, mas também os carboidratos e até a água. Entenda mais sobre eles. 

Vitamina A 

É um nutriente fundamental para manter em dia a visão e a pele dos felinos. Contudo, é sempre bom ficar de olho para não oferecer ao pet uma quantidade elevada do nutriente. 

Por isso, o ideal é sempre visitar um veterinário para fazer o acompanhamento correto e, a partir disso, indicar a dosagem certa, sempre tendo como base a raça, a idade e o tamanho do seu peludo.

Carboidratos bons

Outro nutriente que não pode ser descartado da alimentação do pet é o carboidrato. Apesar dos gatos necessitarem de grandes quantidades de proteínas diariamente, eles também devem ingerir alimentos que consigam atuar como verdadeiras fontes de energia — e os carboidratos estão nessa lista. 

Vale lembrar que tais componentes são essenciais para garantir que o intestino do pet fique saudável, uma vez que colaboram para o surgimento de bactérias benéficas. 

Água 

Gato de pelagem cinza e branca.

Obviamente, a água não pode ficar de fora dessa lista. Como sabemos, esse componente tem como principal função fazer com que todo o organismo do animal fique hidratado — tanto nos períodos de outono/inverno, quanto na primavera/verão. 

E mais: uma possibilidade bacana é oferecer ao peludo alimentos que sejam úmidos e que, consequentemente, tenham maior quantidade de água em sua composição. Assim, além de se manterem hidratados, eles conseguirão se alimentar de um jeito muito prazeroso. 

Gorduras

Você sabia que as gorduras são formadas pelos ácidos graxos? Isso mesmo! Como resultado, elas agem no organismo do pet, deixando-o mais ativo. Além disso, as gorduras consideradas boas são ótimas para revestir os órgãos do animal — o protegendo contra uma série de problemas. 

Sabendo disso, você pode oferecer ao peludo alimentos ricos em Ômega 3 e 6. Fora os benefícios citados, ambos são ótimos para prevenir o pet contra problemas dermatológicos diversos. 

Por último, é sempre necessário ressaltar: o acompanhamento veterinário é essencial para o gato e qualquer outro animal. Quando possível, leve o seu companheiro de quatro patas para consultas de rotina, a fim de detectar e tratar quaisquer problemas precocemente.

E aí, com essas informações você já sabe a importância de investir em uma alimentação balanceada para gatos? A partir de agora, procure oferecer ao seu pet alimentos de qualidade, que prolonguem a vida dele e o mantenha sempre disposto.