Comércio on-line representa 21,2% das vendas

novembro 17, 2021 Off Por Redação

Confira, neste artigo, o crescimento das vendas on-line, que inovaram o comércio tradicional e trouxeram facilidades ao consumidor

O comércio on-line cresceu significativamente no período da pandemia da Covid-19, trazendo inovação para um mercado muito impactado pela crise sanitária e apresentando facilidades para o consumidor, que precisava se manter em casa.

A digitalização do comércio acelerou, tornando-se realidade para grande parte das pessoas, possibilitando a compra de artigos de diferentes categorias pela internet, da compra do mercado à da farmácia. 

As maneiras mais acessíveis e rápidas de adquirir um produto e as promoções on-line, são, com certeza, funcionalidades das vendas on-line muito valorizadas por qualquer usuário que busca por produtos utilizando a internet. 

lojas, gastos, presentes

Dados do comércio on-line

Para empresas de pequeno, médio e grande porte foi crucial investir em soluções digitais para manter suas vendas e sobreviver à crise da pandemia da Covid-19.

Segundo dados da Sondagem do Comércio da  FGV (Fundação Getúlio Vargas),  o comércio on-line representa, no Brasil, 21,2% das vendas em 2021, aumento considerável em comparação com o período anterior à pandemia, que somava 9,2%.

Conforme o mesmo estudo, de maneira geral, antes da pandemia, empresas que não realizavam vendas on-line correspondiam a 49,7% do total, número reduzido para 20,2% em 2021. 

Com maior presença do comércio nos meios digitais, os hábitos de consumo mudaram de tal maneira que adquirir produtos e serviços pela internet tornou-se parte importante da vida das pessoas.

A importância do comércio on-line

Para além da transformação do comércio convencional na pandemia, o avanço do e-commerce tornou-se importante na geração de empregos e no surgimento de novas categorias de trabalho.

O aumento de novos empreendedores com lojas virtuais pode ser observado com o crescimento das vendas on-line. Segundo o Boletim de novos registros MEI em tempos de crise, do Sebrae, foram abertos 2.265.091 novos registros de microempreendedores em 2020 no Brasil. 

pagamento, online, vendas

As vantagens do e-commerce para as empresas

Para as empresas, as vendas on-line podem ser um ótimo recurso para ir além do modelo de comércio tradicional e uma maneira de melhorar processos internos e a experiência do cliente. Algumas vantagens são:

  • processos automatizados e redução de custos operacionais;
  • utilização de ferramentas de marketing digital para impulsionar vendas;
  • alcance de um público-alvo mais amplo;
  • comunicação mais clara e próxima do cliente;
  • fortalecimento da marca pela presença digital em redes sociais;
  • utilização de diferentes canais digitais para vendas, como: lojas virtuais, marketplaces, WhatsApp, etc.

Além dessas vantagens, ferramentas de marketing e acompanhamento de vendas e tráfego em sites estão à disposição das empresas que atuam com vendas on-line. 

Redes sociais como o Instagram e Facebook contam com a opção de conta Business, na qual as empresas têm acesso aos insights e resultados de interações, importantes no momento de definir suas estratégias para atingir o público-alvo desejado.

As vantagens do e-commerce para o consumidor

Com o comércio digital, o consumidor tem acesso às inúmeras lojas de departamentos para realizar qualquer compra, seja de um produto, seja de um serviço. Dentre muitas vantagens, destacam-se: 

  • comodidade e facilidade de compra; 
  • comparar e escolher produtos pelo melhor preço e funções; 
  • promoções e condições diferenciadas de compra, como cupons; 
  • diferentes formas de realizar pagamentos; 
  • comunicação mais acessível e rápida com as empresas;
  • acompanhamento das ações das marcas pelas redes sociais.
virtual, presentes, digital

Segurança no e-commerce

Indo além das vantagens do comércio on-line, as empresas e o consumidor também precisam se atentar às questões de segurança e proteção de dados na internet. 

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em vigor desde agosto de 2020,  garante privacidade e segurança de todos os dados fornecidos pelo consumidor digitalmente e prevê punições para as empresas que não obedecerem às regras.

Os comerciantes on-line devem tomar medidas para garantir a proteção dos dados do cliente nos ambientes digitais. Certificado de segurança digital SSL e opções de pagamento utilizando carteiras digitais são meios de garantir mais segurança ao usuário no momento da compra. 

Tendências do comércio on-line

Com o avanço das vendas digitais, várias funcionalidades que visam ampliar esta modalidade de negócios, assim como a experiência do usuário, surgem a todo o momento, algumas já observadas pelo mercado são: 

  • m-commerce ou mobile commerce: comércio via dispositivos móveis;
  • novas formas de pagamento, como QR Code, Pix e carteiras digitais;
  • mais opções de envio e fretes gratuitos como atrativos comerciais;
  • experiência de compra integrada entre canais digitais, como e-mail, WhatsApp, etc;
  • atendimento ao cliente personalizado desde o contato inicial até o pós-venda.

Tudo o que pode ser observado nesta modalidade de negócio hoje é apenas o início; muitas funcionalidades para as empresas e para os consumidores surgirão, mostrando ainda mais como ele veio para ficar e transformar o mercado.