Como fazer as peças de roupas durarem mais tempo

Como fazer as peças de roupas durarem mais tempo

agosto 30, 2023 Off Por Redator

Lavagem, secagem e armazenamento adequados das peças é fundamental

Vestir uma roupa limpa e cheirosa é uma sensação superagradável, seja uma camiseta que você deseja “estrear”, seja um conjunto de pijama na hora de dormir. Com o passar do tempo, essas peças vão se desgastando, o que é normal. Porém, existem maneiras de fazer com que elas durem por mais tempo.

A chave para a maior durabilidade das peças está contida em alguns cuidados básicos que envolvem desde a limpeza até o armazenamento de cada tipo de roupa. A depender do tipo de tecido, por exemplo, pode ser que você precise fazer a lavagem à mão em vez de usar a máquina ou o tanquinho de lavar roupa.

Esse é apenas um dos vários jeitos de garantir maior durabilidade das suas roupas, mantendo tanto a estrutura quanto os fios e a coloração com a mesma aparência de quando elas foram compradas — ou, pelo menos, o mais próximo possível.

Cuidados básicos para aumentar a durabilidade das peças

Sabe aquele casaco que você adora vestir em dias mais frios, mas que ficou um pouco esticado demais nas mangas? Ou ainda aquela camiseta branca que ficou manchada por ter sido lavada com peças coloridas? Pois então, essas e outras situações podem muito bem ser evitadas com os cuidados certos.

Tanto a durabilidade quanto a integridade das suas roupas vai depender de como você as lava, seca e armazena. Confira a seguir todos os principais cuidados para garantir tudo isso em suas peças.

Leia as etiquetas das roupas

A maioria das peças que compramos vêm com etiquetas indicando a maneira correta de lavar, secar e armazenar a roupa. Por isso mesmo, é importante não apenas ler essas etiquetas, mas, principalmente, seguir as recomendações que estão contidas nela.

Por exemplo, existem peças que devem ser lavadas à mão por conta do tipo de tecido, que geralmente é mais delicado, enquanto outras podem ser lavadas tranquilamente na máquina. Esse cuidado faz toda a diferença para manter a durabilidade.

Separe as roupas por cor

fazer as peças de roupas durarem mais tempo

Outro erro muito comum é não fazer a separação das roupas de acordo com a cor. O problema da mistura de peças é a grande possibilidade de manchas que, por vezes, não saem.

A dica é separar entre roupas brancas, coloridas e escuras, lavando-as sempre com seus próprios pares. Inclusive, no mercado atual, há uma série de produtos específicos para esses e outros tipos de roupas.

Faça a lavagem adequada

A lavagem correta também é determinante para garantir a durabilidade das peças. O uso de água fria, por exemplo, é mais indicado que a água quente, pois há uma melhor preservação das fibras dos tecidos.

A quantidade de sabão usada também pode influenciar na boa ou má lavagem, então respeite as recomendações do fabricante. Na hora de lavar roupas delicadas, como peças íntimas e lingeries, dê preferência ao uso de saquinhos de lavagem, evitando danos caso você use a máquina ou o tanquinho.

Atenção para a secagem

Depois de lavadas, é preciso secar as roupas, mas existem peças que não podem ficar expostas diretamente ao sol, portanto, mais uma vez, respeite as recomendações da etiqueta — há aquelas que pedem para serem secas na sombra, por exemplo.

Lembre-se de guardar as peças apenas quando elas estiverem completamente secas, pois peças úmidas podem desenvolver mofo. Cuidado também com as peças mais pesadas que precisam de maior segurança ao serem penduradas no varal ou estendidas em um cabide.

Armazenamento adequado e reparos imediatos

Considere ainda a maneira correta de guardar suas roupas. Há peças que podem ser facilmente dobradas e guardadas nas gavetas ou prateleiras, enquanto outras precisam ficar penduradas em cabides.

Por fim, mas não menos importante, faça reparos imediatos quando sujar uma peça ou ver um pequeno furo. No caso de manchas de molhos e sucos, a limpeza imediata impede que elas se fixem permanentemente no tecido. Já costurar pequenos furos inibe a aparição de rasgos maiores e prolonga a vida útil das roupas.