Como ganhar dinheiro com artesanato?

Como ganhar dinheiro com artesanato?

setembro 1, 2022 Off Por Redator

Você sabe como ganhar dinheiro com artesanato? Existem diversas formas de obter uma renda extra ou abrir o próprio negócio de trabalhos manuais. A primeira dica é apostar na presença online do seu negócio.

O artesanato é um mercado bastante aquecido atualmente, o tricô, por exemplo, deixou de ser artesanato da vovó para marcar presença no mundo da moda. 

Hoje os artesanatos são fonte de renda para muitas pessoas e isso só foi possível graças à tecnologia.

O investimento nas redes sociais, por exemplo, tem ajudado muitos artesãos a vender seus produtos, principalmente devido às diferentes formas de divulgação e interação com o cliente.

Entenda como ganhar dinheiro com artesanato com as dicas práticas que iremos trazer aqui neste artigo. Boa leitura!

Dicas de como ganhar dinheiro com artesanato

Entre as dicas de como ganhar dinheiro com artesanato está a presença online, uma forma lucrativa e estratégica de interagir com seus clientes.

Afinal, a maioria das pessoas possuem um perfil nas redes sociais e criar conteúdos para o seu negócio é essencial para se destacar da concorrência.

Além disso, é preciso investir em conhecimento e aperfeiçoamento da sua técnica e entre outras estratégias que iremos falar nos tópicos abaixo.

Escolha a técnica de artesanato para trabalhar

ganhar dinheiro fazendo artesanato

A primeira dica de como ganhar dinheiro com artesanato é escolher a técnica de artesanato para trabalhar e seja referência para seus clientes.

Uma opção é começar pesquisando opções que atraiam mais pessoas, como por exemplo o artesanato decorativo, um nicho de mercado bastante aquecido.

Você pode produzir artesanatos com cordas, cerâmica, porcelana, biscuit, feltro e muito mais. Mas busque aperfeiçoar sua técnica para tornar destaque o seu negócio.

Mesmo com a escolha da técnica é preciso investir em aperfeiçoamento. Busque por cursos, aulas online e teste formas novas para confeccionar suas peças.

Nunca deixe de inovar com seus produtos, acompanhando tendências de mercado e pedido sob encomenda dos clientes.

Tenha um diferencial e se destaque da concorrência

como ganhar dinheiro com artesanato

Outra dica é que você tenha um diferencial e se destaque da concorrência, produzindo uma peça diferenciada.

Aproveite as tendências em datas comemorativas para turbinar suas vendas de artesanato, investindo em matéria-prima de qualidade, técnicas diferenciadas e visibilidade para seus clientes.

Se você tem dúvidas de como ganhar dinheiro com artesanato na internet, ter uma vitrine de produtos que são novidade em um perfil profissional se torna uma ótima estratégia.

Contudo, as pessoas também gostam de acompanhar os processos, talvez um vídeo de making of seja um recurso para obter bons resultados de venda.

Precifique e saiba como ganhar dinheiro com artesanato

Muitos artesãos acabam perdendo vendas por não saberem quanto cobrar na peça artesanal, por isso, é importante que você saiba precificar o seu produto.

Na hora da precificação considere alguns pontos importantes como despesas fixas, compra de materiais e tempo para produção da peça.

Nas despesas fixas é preciso colocar gastos com energia elétrica, água ou qualquer outra despesa fixa essencial para executar o seu trabalho.

Além disso, considere também todo o investimento com matéria-prima, ferramentas e investimentos em divulgação do seu negócio.

Antes de escolher o fornecedor, faça pesquisas de opções considerando a qualidade dos materiais e o preço dos produtos. 

Uma forma de economizar, é comprar matéria-prima para artesanato no atacado.

Crie um portfólio online de produtos para mostrar ao cliente

Para o empreendedor moderno a presença na internet é indispensável, por isso, crie um portfólio online de produtos para mostrar ao cliente.

Uma ótima sugestão são os perfis nas redes sociais, elas se tornam uma verdadeira vitrine de produtos para demonstrar para o cliente.

Outra ideia é apostar nos grupos de WhatsApp, onde você poderá divulgar seus produtos de forma otimizada e mantendo um contato direto com o cliente.

No entanto, se preferir use a ferramenta de grupo de transmissão de mensagens no WhatsApp, podendo adicionar várias pessoas para envio de mensagem privada.

Para que essa forma de divulgação online seja possível, experimente tirar boas fotos dos seus produtos ou faça vídeos mostrando os detalhes do seu trabalho manual.

Venda seus artesanatos online de forma estratégica

A venda de artesanatos online de forma estratégica também é uma dica de como ganhar dinheiro com artesanato.

Não adianta apenas publicar a imagem do produto com preço, é preciso saber comunicar sua venda com seu público.

A estratégia é conhecer a linguagem do seu cliente ideal, aquele que comprará o seu produto sem hesitar.

Portanto, use uma boa comunicação nas legendas dos produtos, coloque todas as informações relevantes e chame o usuário para uma ação.

Use como estratégia de escrita as “vendas sob encomenda”, uma forma mais segura de vender seus produtos artesanais.

Tenha uma identidade visual profissional para sua marca de produtos, turbine suas redes sociais ou site de loja profissional com sua personalidade.

Na hora de divulgar o seu trabalho em outras plataformas de vendas, escolha boas fotos e vídeos para destacar o seu negócio.

Uma última dica de como ganhar dinheiro com artesanato é, não se esqueça de fazer uma boa descrição dos produtos, bem como, estar atento às perguntas dos clientes.