As cores dos carros mais vendidos no Brasil

As cores dos carros mais vendidos no Brasil

julho 27, 2021 Off Por Redator

Embora o preto e o prata continuem bem pedidos, uma pesquisa aponta que o branco e o cinza foram as cores cuja procura mais cresceu nos últimos anos no país.

Uma moda é uma tendência adotada por grande parte da sociedade em um determinado tempo e lugar. Sendo o mecanismo que regula as preferências e as escolhas das pessoas, ela não se refere somente às roupas, mas envolve todos os segmentos econômicos, incluindo o mercado automobilístico.

Ao longo dos anos, a preferência por um tipo ou cor de automóvel costuma marcar uma época. Se, em 2010, o prata e o preto eram as cores favoritas dos brasileiros para os carros, em 2020, esse panorama mudou, e o branco assumiu maior protagonismo no mercado nacional.

Por isso, se você está procurando carro novo ou seminovo à venda, confira como estão as preferências de cor no mercado automobilístico hoje e leve isso em consideração na hora de fechar o negócio.

Branco

carro cor branca

Um estudo formulado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) mapeou as principais cores de automóveis do mercado brasileiro de 2010 a 2019. O principal destaque dessa pesquisa é o aumento vertiginoso da procura por carros brancos.

Se, em 2010, essa cor correspondia a 12% do total de carros comprados no país, em 2019, a porcentagem saltou para 43%. Antes, havia um preconceito forte sobre essa tonalidade, destinada apenas para táxis.

Uma das vantagens desta cor é que ela é fácil de ser mantida, exigindo lavagens simples para manter o brilho e a pintura do automóvel. Para quem acha o branco sem graça, existe a opção de coloração perolada, que dá um ar mais elegante ao veículo.

Cinza

Além do branco, esta foi outra cor cuja procura aumentou por quem desejava comprar um carro no Brasil nos últimos anos. Em 2010, 11% dos automóveis nacionais eram cinzas, mas, em 2019, esse número subiu para 13%.

O cinza é uma cor mais conservadora e neutra, para quem gosta de manter a discrição, mas quer fugir do tradicionalismo do branco, do preto e do prata. Ele também é uma boa opção para quem deseja manter o preço na hora da revenda.

Prata

Segundo a pesquisa da Anfavea, esta era a cor mais vista nos carros brasileiros em 2010, com um percentual de 36%. Contudo, em 9 anos, houve uma significativa redução na busca por veículos nessa cor e, em 2019, o prata foi visto somente em 22% dos automóveis comprados no país.

O prata é super-recomendado para quem busca carros com um ar mais discreto e elegante. As principais vantagens é que ele disfarça muito bem riscos e poeiras na lataria, possuindo grande flexibilidade, o que torna o veículo mais visível nas vias, oferecendo mais segurança, sobretudo, para quem pega a estrada com frequência à noite.

O quesito de segurança é bastante importante na hora de vender o carro. Por isso, se, por um lado, a cor prata, geralmente, encarece o veículo, por outro, ela pode ajudar a segurar o preço na revenda e reduzir possíveis desvalorizações.

Preto

carros mais vendidos por cor

O preto é uma cor bastante popular entre carros ainda hoje. Em 2010, essa era a cor de 26% dos veículos que circulavam no país, número que caiu para 12% em 2019. Ele é básico, clássico e simples, não só nas vestimentas, mas também no mercado automobilístico, sendo a coloração que menos desvaloriza na revenda. Outra vantagem dos carros pretos é que essa cor facilita a conservação do veículo e oferece uma boa visibilidade para quem dirige durante o dia. Contudo, isso cai durante à noite ou dias mais nublados, já que a tonalidade não reflete muito a luz solar.