Livros para Redatores: 5 obras que um redator freelancer precisa ler

Livros para Redatores: 5 obras que um redator freelancer precisa ler

agosto 20, 2021 Off Por Redator

O hábito da leitura é essencial para quem deseja se tornar um redator, e conhecer obras que um freelancer precisa ler vai ajudar você a ter sucesso e atrair mais clientes. Ler transforma redatores freelancer em ótimos escritores, e além disso, muda profundamente as pessoas, fazendo com que sejam mais expressivas, melhore a comunicação e estimule a imaginação.

Os livros são o lugar no qual podemos nos sentir livres, mergulhar em diversas direções, conhecer o mundo, ampliar a visão, entre outros. Principalmente, quando lemos livros técnicos que estejam conectados a nossa profissão, pois o conteúdo ajuda a produzir textos mais completos e ricos em informação.

Confira 5 obras que todo redator freelancer deve ler para melhorar seu trabalho!

O português do dia-a-dia: Como falar e escrever melhor

livro de portugues
Autor: Sérgio Nogueira Duarte da Silva

Voo ou Vôo? Microondas ou Micro ondas? Ascender ou Acender? Até as pessoas com experiência possuem dúvidas em relação à gramática e significado das palavras. O português é uma língua muita rica e, dificilmente, alguém já conseguiu utilizar a maior parte de palavras existentes em seu vocabulário, por isso as dúvidas quanto à concordância e grafia são mais frequentes do que gostaríamos.

É comum que vez ou outra nos deparemos com alguns erros de escrita, uns simples e outros nem tanto. Pensando nisso, o autor escreveu este livro retratando aspectos estilísticos, semânticos e gramaticais do português. Uma ótima obra para redatores e desenvolvedores de conteúdo web.

A voz do escritor

livros para redatores freelancers
Autor: A. Alvarez

Encontrar a sua própria identidade e estilo como escritor é algo único, uma verdadeira conquista que pode ser alcançada através da prática de escrita e autoconhecimento. No livro “A voz do escritor”, o autor disserta em relação à essência de cada indivíduo, e explica como ele consegue percorrer o caminho da escrita longe da produção clichê.

Escrever melhor: o guia para passar os textos a limpo

como escrever melhor
Autores: Arlet Salvador e Dad Squarisi

Direcionado para todos os redatores freelancer e escritores profissionais, este livro mostra os problemas pelos quais a maior parte deles passa, e erros cometidos na produção de conteúdo com os mais variados temas, desde teses acadêmicas a relatórios para empresas. Traz ao produtor de conteúdo valiosas dicas para não se confundir com a língua portuguesa.

Oficina de escritores

livros para escritores
Autor: Stephen Koch

O autor desenvolveu um programa na Universidade de Columbia em Nova York em que era professor, na qual se tornou uma das autoridades no processo “leitor e escritor”. O autor relata nesse livro as observações e o ensinamento de como ler e escrever bem, com dicas valiosas sobre a elaboração de conteúdos.

Ler, pensar e escrever

livro sobre escrita
Autor: Gabriel Perissé

Esse livro não é uma receita para se tornar um ótimo profissional, seu objetivo é ensinar o fundamento mais importante: estimular a ideia de que ações ditam o tom de toda a existência, ou seja, quanto mais realizamos um hábito, como o de ler, escrever e pensar, mais exigentes e perceptivos nos tornamos. Adquirimos com a leitura pensamentos qualificados, além disso, como consequência, passamos a escrever melhor e de maneira mais atrativa.

Ler e escrever melhor é questão de hábito e, claro, conhecimento. Ler livros como os mencionado anteriormente ajuda qualquer pessoa a exercitar seu olhar crítico, conhecer novas técnicas e se aprimorar em seu trabalho como redator. Seja você um redator freelancer de sucesso se aprimorando e passando o melhor conteúdo para os seus clientes.