Marketing Digital: Quanto uma empresa deve investir?

Marketing Digital: Quanto uma empresa deve investir?

fevereiro 11, 2022 Off Por Redator

Hoje em dia, investir em marketing digital já não é mais uma opção, mas algo mandatório ao crescimento de qualquer empresa.

A presença digital é um fator que afeta diretamente nas vendas!

É um desenvolvimento lógico da transformação digital, que fez com que as pessoas do mundo inteiro passassem mais tempo na internet.

Quanto mais tempo o público gasta online – seja em redes sociais, aplicativos ou sites – mais ele transporta seus hábitos de consumo para o mundo virtual.

É por isso que as empresas precisam marcar presença na internet, pois é uma questão de atender demandas, como sempre, apenas de uma forma diferente.

O marketing digital é o ramo profissional ideal para que uma empresa esteja equipada para lidar com a internet e, em consequência, com o consumidor que por nela transita cada vez mais.

Mas investir em marketing não significa apenas injetar dinheiro em práticas e técnicas que divulgam uma marca.

É um conhecimento vasto, que gera estratégias específicas às necessidades de cada empresa.

A importância do Marketing Digital para a sua empresa

criacao de backlinks

Investir em marketing digital é uma prática que revela as mudanças nas rotinas de pessoas no mundo inteiro.

Desde sempre, as empresas que ofertam produtos e serviços acompanham o público em suas demandas.

Antigamente, as pessoas obtinham informação e entretenimento de veículos de mídia de massa, como a Televisão, jornais e revistas.

Mas essa realidade mudou com a transformação digital!

Nos tempos atuais, a internet é o maior veículo de informação. Por isso, tornou-se também um ambiente próspero de divulgação de marcas.

Pesquisas apontam que até 80% dos consumidores buscam informações acerca dos produtos e serviços desejados na internet antes de os adquirir.

Por isso o marketing de conteúdo, com blogs, artigos e guests posts torna-se valioso para quem deseja conquistar autoridade para a sua marca.

Mas opa! Espera aí!

Você já ouviu falar em guest post? Você sabe o que é guest post?

Em sua tradução ao pé da letra, “guest post” significa “post convidado”, ou seja, publicação de um convidado – seja em blogs, redes sociais ou até mesmo em notícias espalhadas pelo mundo.

O guest post, também conhecido como guest blogging ou guest posting é uma técnica de Off Page SEO (uma das ramificações do SEO).

A ideia central de um guest post é convidar uma pessoa – geralmente especialista em seu nicho de atuação – para contextualizar um tema.

O objetivo de um guest post é basicamente o de compartilhar o conhecimento, com base na parceria de conteúdo.

Deu pra entender?

Além disso, a técnica guest post possibilita aumento expressivo em relação ao posicionamento de uma marca na internet!

Isso porque o guest post – através de seus backlinks – possibilitam que os motores de busca (como o Google) “enfatizem” tal conteúdo, através dos links inseridos no guest post que, em sua grande maioria, são palavras-chave.

Essa é uma excelente estratégia para colocar seu site no topo dos motores de busca, sem precisar investir monetariamente.

A boa notícia é que a internet é um meio extremamente democrático e muito mais barato para que qualquer marca adquira reconhecimento online.

Por outro lado, o marketing digital é um ramo técnico muito abrangente e é importante conhecê-lo muito bem ou pagar especialistas na área.

É possível listar quais aspectos devem ser abordados para empresas iniciantes prosperarem no meio.

  • Desenvolvimento de um site institucional
  • Criação da logomarca
  • Plataforma de vendas online
  • Especialista em SEO
  • Especialista em e-mail marketing
  • Profissionais de marketing de conteúdo
  • Gestão de redes sociais
  • Profissionais que gerenciam anúncios em plataformas como Google Ads e Facebook Ads

Investir em marketing digital levará a sua empresa a crescer em presença digital.

Com estratégias certeiras, será possível construir a autoridade de sua marca tanto perante o mercado quanto diante dos consumidores.

Isso afeta diretamente o relacionamento com os clientes e, em última análise, o volume de conversões e lucratividade dos negócios.

Quanto investir em Marketing Digital?

marketing online

Agora que os motivos para a importância do marketing digital são conhecidos, resta saber quanto custa esse serviço, o qual, inclusive, deve se tornar parte da empresa.

Investir em marketing digital não é uma ação pontual, mas uma estratégia contínua, já que o mercado sofre mudanças, logo, é preciso se atualizar sempre.

A melhor forma de calcular o valor na hora de investir em marketing digital é pôr no cálculo o gasto geral da empresa em si.

Por isso não é possível estabelecer um preço fixo, uma vez que varia de acordo com o tamanho e demanda de cada empreendimento.

De acordo com pesquisas e estudos de caso, o ideal é que o investimento de marketing recaia sobre 5% até 20% do faturamento anual da empresa.

Mas até essa estimativa sofre variações…

Se uma empresa ainda não ingressou no marketing digital e não possui uma equipe com experiência, o valor investido deve ir de 8% até 20% do faturamento bruto anual.

Já as empresas mais maduras nesse sentido podem realizar investimentos que giram entre 5% até 12% do faturamento anual.

Conte com a Análise de Especialistas

Visto que a internet é um cenário em constante mutação, é difícil manter-se no ritmo do estudo aprofundado das atualizações até para os profissionais.

Quanto mais para o empresário que já precisa lidar com todos os processos da empresa diariamente. Portanto, a contratação de um ou mais especialistas é vital para que o investimento gere frutos. 

Há, basicamente, duas formas de investir em marketing digital:

  • A primeira é interna, ou seja, através da contratação de um ou mais funcionários. Fazer contratações dessa natureza tem a ver com os seus objetivos relacionados ao marketing. A questão de manter um profissional qualificado é não apenas salarial, mas de impostos e custos, além do investimento em treinamento;
  • Uma alternativa à contratação de um funcionário é seguir pelos serviços prestados por uma agência. A vantagem neste caso é ter acesso a diversos profissionais, que são especializados em várias áreas do marketing digital. As despesas e custos relativos a um funcionário não existem aqui.

Outro benefício de uma agência é justamente o trabalho conjunto de pessoas diferentes.

Isso traz uma visão integrada e diversificada, ao mesmo tempo, de investir em marketing digital e de colher resultados.

Profissionais de agências costumam ser atualizados e lidam com todo tipo de demanda.

No que diz respeito aos custos de uma agência, o pagamento é geralmente feito mensalmente durante o ano, ou o tempo válido de contratação.

Independentemente de qual caminho seja escolhido, se por uma agência ou contratação de funcionários, é importante contar com especialistas.

Esses profissionais fazem análises que vão determinar como o dinheiro será investido, não apenas quanto, além de considerar a empresa, seus objetivos, seu público, o mercado e os veículos e canais a serem explorados.

Mensure os retornos e refine suas estratégias

Talvez o elemento que melhor define a ação do marketing digital são as famigeradas “métricas”.

Em outras palavras, toda sorte de dados coletados entre uma ação de marketing e a próxima. É a partir da análise complexa dessas informações que se torna possível mensurar o sucesso das estratégias.

É uma questão de tentativa e erro, de “medição de termômetro” até chegar ao ponto ideal em que a empresa cresce com base no marketing digital, seja em aumento e segmentação de público quanto em volume de conversões. 

A maior vantagem de investir em marketing digital é o formato dinâmico do negócio. Uma vez que os resultados podem ser mensurados em tempo real, é possível alocar os investimentos para as áreas que se mostrarem mais interessantes sempre que necessário.

Além disso, é possível verificar as ações que não deram muitos resultados e melhorá-las com novas estratégias.

A cada novo investimento, mais certeiros serão os planejamentos e as despesas, e custos mais baixos. A médio e longo prazo, isso gera mais receita para a empresa.

Conclusão

Muitos critérios devem ser apreciados ao investir em marketing digital, mas a base de tudo é conhecer a fundo o próprio negócio, o mercado em que está inserido e o público a quem se deseja vender.

A partir daí, traçar o caminho através de funcionários qualificados ou uma agência especializada.

Investir em marketing digital deve ser encarado como uma atividade de empresa tão importante quanto a produção, a gestão ou as vendas.

Se você encarar as custas em relação a essa área como um gasto, infelizmente será difícil fazer os negócios escalarem.

Afinal, se o consumidor está na internet, a sua marca também deve estar.

Bons negócios!