Os principais tipos de rações caninas

Os principais tipos de rações caninas

junho 5, 2021 Off Por Redator

Conheça mais sobre a importância de uma boa ração para a nutrição do seu animal.

É comprovado que uma alimentação equilibrada faz bem para o organismo de qualquer pessoa, mas isso não muda quando se fala de saúde canina. Afinal, esses bichinhos também precisam de nutrientes, vitaminas e sais minerais na quantidade certa para serem saudáveis.

Atualmente, existe uma variedade muito grande de marcas de alimentos prontos para cachorros, que incluem diferentes texturas, como a ração seca ou a úmida, e indicações de acordo com a faixa etária ou as necessidades específicas do animal.

Conhecer um pouco mais desse assunto é importante para você, que deseja oferecer uma boa nutrição para o seu amigo de quatro patas e, como consequência, fornecer uma melhor qualidade de vida para o seu bichinho.

O primeiro ponto que deve ser esclarecido é que uma ração de qualidade consegue suprir todas as necessidades alimentares de um animal. Por conta disso, ela deve ser feita à base de produtos específicos e bem selecionados. No caso dos cães, isso significa, principalmente, ser composta por proteína.

No entanto, ao contrário do frango e do boi, por exemplo, essa proteína deve ser de origem animal, e não vegetal, com exceção das dietas veganas. Como o cachorro é carnívoro, seu organismo foi feito para digerir carne, e não vegetais. Portanto, a presença de proteína animal na composição da ração é fundamental.

Além disso, é preciso acrescentar outros ingredientes, que irão suprir as necessidades nutricionais desse tipo de animal. Por isso, as rações devem ser desenvolvidas com a presença de um médico-veterinário, que irá indicar quais alimentos devem ser acrescidos e qual a quantidade ideal de cada um.

Agora que você já conhece o básico sobre a ração para cães, vale a pena saber quais são os tipos disponíveis no mercado para escolher a opção mais indicada para o seu bichinho.

Ração úmida

Este tende a ser o tipo predileto de ração dos cães, por ser muito mais palatável. Geralmente, as rações úmidas são vendidas em sachês ou latas, mas têm uma durabilidade muito menor que as secas, tendo que ser descartadas caso sobrem no prato após o animal se alimentar, com risco de acumular moscas e até estragar.

Outro aspecto negativo é que esse tipo de ração ajuda a acumular tártaro nos dentes do cachorro, provocando problemas dentários. Elas também tendem a ser mais caras. Uma dica é usá-las esporadicamente, como um agrado para o bichinho.

Ração seca

Este é o tipo mais usado e popular de ração, além de ser mais barato e indicado pelos veterinários, já que ajuda na realização da limpeza dos dentes do animal, evitando problemas, como o tártaro.

Além disso, a durabilidade da ração seca é muito maior e tem menos riscos de estragar caso fique na vasilha do cachorro por mais tempo, o que, de todo modo, não é recomendado. Dentro desse tipo, existem quatro variações: as rações populares, standards, premium e super premium.

Ração popular

Geralmente, encontrada em feiras e mercearias, vendida a granel, a ração popular é a mais barata no mercado, mas também conta com menos valor nutricional. Isso porque ela é composta de subprodutos de soja e milho, por exemplo, não sendo indicada para uma alimentação equilibrada.

Ração standard

Já a ração standard tem como diferencial uma qualidade mais elevada na composição dos seus produtos. Contudo, ela ainda não é a ideal quando se pensa na digestibilidade do animal, já que conta com uma alta concentração de glúten e soja. Também é bem popular no mercado.

Ração premium e super premium

No topo da cadeia alimentar das rações, estão os tipos premium e super premium. Elas são mais caras no mercado exatamente pela qualidade, sendo compostas com carnes, como de ovelha, peru, frango e boi, em uma quantidade bem maior que as outras, fornecendo uma maior digestibilidade para os cães. Outra categorização é aquela que considera o porte, o peso e a idade do cachorro. Ainda existem rações desenvolvidas para animais com algum tipo de carência nutricional específica ou doenças, como obesidade, diabetes, cardiopatias e insuficiência renal.