Qual carro escolher: usado completo ou novo básico?

Qual carro escolher: usado completo ou novo básico?

junho 30, 2021 Off Por Redator

Enquanto os usados completos apresentam mais conforto e segurança, um novo básico conta com menores gastos em combustíveis e manutenções.   

É melhor comprar um usado completo ou um novo básico? Com as inúmeras opções de carros nas lojas ou marketplaces, como a Karvi Brasil, esse questionamento geralmente vem à mente das pessoas.

Trata-se de uma pergunta que não tem uma resposta previamente definida, pois cada motorista tem preferências, desejos e necessidades diferenciados. No entanto, sempre é importante observar o custo-benefício e as possíveis perdas futuras, como a depreciação.

Vantagens do usado completo  

Uma das principais vantagens ao adquirir um carro usado completo é o conforto. Além disso, o preço é bem mais acessível em comparação a um veículo novo.

Dessa maneira, é possível rodar com um automóvel completo, com todos os itens que você sempre sonhou, como ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, câmbio automático, entre outras.

Segurança

A segurança é outro aspecto que faz a diferença em um usado completo pelo fato de o veículo possuir os itens que deixam de existir em um novo básico. Entre eles, podemos citar:

  • Airbags;
  • Freios ABS;
  • Controle de estabilidade;
  • Controle de tração; 
  • Suspensão mais robusta.

Menor depreciação

A desvalorização de um carro 0 km é bem maior em comparação a um usado, pois, geralmente, a perda de valor gira em torno de 20% logo que o modelo sai da concessionária, mesmo sendo básico.

Isso vale tanto para veículos populares quanto completos. Dessa forma, um usado pode ser um investimento mais rentável, principalmente se você tem o hábito de sempre trocar de carro.

Vantagens de um carro novo básico 

Analisando racionalmente, as vantagens dos novos básicos podem ser os aspectos negativos dos usados completos. O primeiro ponto a citar são as poucas manutenções — ou quase nenhuma —, justamente pelo veículo ser 0 km.

Baixo consumo de combustíveis

Assim, os gastos com mecânicos serão nulos, mesmo porque existem ainda as revisões de fábrica e garantias. Já os usados geralmente apresentam problemas e podem ser motivo de gastos extras com mecânico e troca de peças.

Outra vantagem de um novo básico é a economia de combustíveis, tendo em vista que a tecnologia flex influencia na média de kms rodados por litro, seja na cidade ou estrada.      

Menores riscos de panes

Dificilmente um carro novo deixa os motoristas na mão. Já um usado ou seminovo tem uma probabilidade maior de apresentar defeitos, principalmente quando um deslocamento maior acontece, como uma viagem em família ou a trabalho.

Isso porque as peças são novas e há inúmeros testes de qualidade antes que o veículo chegue ao mercado. Além disso, caso apresente alguma falha, um recall é solicitado e pago pela montadora. 

Mais economia

Um carro novo básico oferece não só menos riscos como também menores gastos com o dia a dia. Além dos combustíveis, como já citamos acima, há muitas vantagens no que diz respeito às economias financeiras, como IPVA, peças e manutenção (quase nula).

Facilidade de revenda

Revender um carro básico com poucos anos de uso é bem mais fácil do que um modelo que tenha mais de dez anos de rodagem. Afinal, trata-se de uma das preferências de muitos compradores.

Isso porque um 0 km popular é o queridinho dos brasileiros e atende a várias demandas, ou seja, vendê-lo para uma possível troca é um processo mais rápido em comparação a um usado completo.  

Como escolher o carro ideal

Seja um usado completo ou um novo básico, o importante é escolher um carro que esteja dentro de suas necessidades e desejos. A dica é sempre fazer um planejamento com base em sua renda familiar, priorizando parcelas que não ultrapassem 30% dos seus rendimentos. Além disso, é importante escolher revendas ou marketplaces que sejam de confiança, sempre escolhendo veículos que tenham sido vistoriados. Assim, certamente você fechará um negócio sem dores de cabeça.