Como estudar para prova de ciências

Como estudar para prova de ciências

setembro 17, 2021 Off Por Redação

Mesmo que, para muitos alunos, a ciência possa parecer um assunto complicado de se aprender, há muitas coisas que você pode fazer para lembrar o que aprendeu em sala de aula. 

Começaremos com algumas diretrizes básicas para estudar com eficiência e, em seguida, abordaremos as técnicas que você pode usar para revisar e memorizar tudo o que você precisa saber!

Continue lendo conhecer as dicas que separamos para você, sugerimos alguns materiais de apoio para estudar.

Anote os dias das provas 

Analise o plano de aula e veja se o seu professor listou quando eles agendaram as provas. Pegue um planejador ou calendário e anote cada um dos dias de prova. 

Circule, destaque ou sublinhe o dia da prova para que você possa vê-lo algumas semanas antes.

Comece a revisar conteúdos bem antes das provas

Embora possa ser realmente tentador levar seus estudos até o último minuto, você não se lembrará tanto quando chegar a hora da prova. 

Quanto mais cedo você começar a revisar as informações, mais tempo terá para memorizar os conceitos difíceis.

Se livre de distrações 

Jovem estudando sem distração

Mesmo que seja realmente tentador verificar suas notificações, espere até terminar seus estudos. Defina seu telefone para o modo “Não perturbe”, desligue a TV e saia da mídia social para que não seja tentado por ela. Evite jogar, assistir a vídeos ou navegar em sites que não estejam relacionados ao assunto que você está estudando.

Estude por 45 minutos todos os dias

Enquanto estiver estudando, concentre-se apenas em suas anotações, problemas práticos e trabalhos do curso. Após 45 minutos, faça uma pausa de 15 minutos para se levantar, se espreguiçar e verificar o telefone para que você possa relaxar.

Revise suas anotações que fez no mesmo dia

Você se lembrará melhor das notas quando elas estiverem frescas em sua mente. De 3 a 4 horas depois de fazer as anotações, leia-as novamente para que você possa revisar o que seu professor abordou. Como você ainda terá a aula em mente, é mais provável que se lembre de todos os conceitos discutidos na aula como um todo.

Leia e resuma capítulos de livros didáticos

Examine e analise as leituras para obter uma compreensão mais profunda. 

Comece folheando a tarefa de leitura e olhando todos os títulos e imagens para ter uma ideia do que o texto cobre. Em seguida, reserve um tempo para ler o capítulo devagar para que você seja capaz de reconhecer os conceitos mais importantes. Ao terminar a leitura, parafraseie os tópicos e escreva-os em suas anotações.

Faça exercícios para praticar

Pratique o uso de fórmulas que você acabou de aprender para memorizá-las. Tente resolver os problemas no mesmo dia da palestra, para que ainda esteja fresco em sua memória. Faça qualquer lição de casa que seu professor tenha lhe dado ou verifique no final do livro se há perguntas a serem respondidas. Faça o seu melhor para resolver os problemas de memória, sem examiná-los para ver como você reteve as informações.

Faça um mapa

Conecte os conceitos em um gráfico para praticar a recordação do material de teste. 

Comece com o tópico principal que você está revisando no centro ou no topo de um pedaço de papel. Depois disso, escreva os tópicos-chave e as ideias principais e conecte-os ao tópico com linhas. 

Continue se ramificando a partir das novas coisas que você escreveu com definições e informações importantes de que você se lembra. Tente anotar o máximo que você lembrar do tópico antes de verificar as informações em seu livro.

Faça testes

Experimente alguns problemas de teste para avaliar o que você precisa revisar. Peça ao seu professor um guia de estudo ou exame prático, ou procure os questionários no final do seu livro e online. Tente responder às perguntas da melhor maneira possível, sem procurar as respostas. Quando terminar, verifique o que errou e revise as informações durante a sessão de estudo para não se esquecer delas.

Conclusão

Com essas dicas, estudar para as provas de ciências ficará mais fácil com certeza, agora é com você! Coloque em prática e depois venham nos contar.

Ficou com dúvidas deixe seus comentários abaixo que sempre respondemos.