Dicas de como se preparar para Concursos Militares

Dicas de como se preparar para Concursos Militares

setembro 17, 2021 Off Por Redação

Vamos trazer neste artigo dicas de como se preparar para Concursos Militares e mostrar que é possível fazer isso sozinho.

Mas fique atento ao básico! Você precisa conhecer a prova, a banca, e o peso das disciplinas, bem como as fases do concurso. Para só assim poder de fato começar.

Escolha um bom ambiente de estudo

Jovem estudando na mesa

A primeira dica seria escolher um bom ambiente de estudos.

O local precisa ser calmo, organizado, bem iluminado e principalmente confortável para você. Fique atento a ergonomia, pois é essencial estudar sem dores. Evite interferência externas e distrações, isso mesmo, estou falando do celular, como você acha que foi possível escrever este artigo?

Outro ponto importante. Construa um cronograma de estudos para cada disciplina. Veja no edital cada matéria do concurso e faça um planejamento com dias e horários. Seja esperto! Priorize de acordo com a dificuldade e focando nas matérias que possuem um peso maior. 

Crie resumos de conteúdos

Crie resumos dos conteúdos. Isso vai te ajudar na absorção das disciplinas e memorizar os assuntos da prova. Repetição é a melhor maneira, faça isso sempre no final do dia.

Use e abuse das provas anteriores. Assim você ficará mais habituado ao estilo de prova, sobre os temas mais cobrados, tendências da mesma banca, características da correção e estrutura cobrada em cada disciplina. Faça simulados, resolva as questões no mesmo tempo da prova do concurso e faça o mesmo com a redação, isso te trará um controle maior do tempo para poder administrá-lo de forma tranquila.

Procure ajuda

Procure ajuda. Não é porque você está estudando sozinho que você não precisa de ninguém. Peça dicas e apoio de pessoas mais experientes que você. Existe diversas comunidades de concurseiros espalhadas por aí que você pode trocar experiência e aprender. Se você não vai com a cara da Matemática tudo bem, mas tem gente que vai e pode te mostrar o melhor caminho.

Seja digital 

Seja digital. A internet muitas vezes atrapalha os estudos com o uso das redes sociais, com jogos online, filmes, séries e muita informação sendo atualizada a cada minuto. Mas você pode usar a internet a seu favor.

Afinal, você chegou nesse artigo através dela, não é mesmo? Procure vídeos no YouTube com aulas das matérias, leia artigos relacionados ao assunto e ouça podcasts, sim, é uma ótima maneira de se atualizar sem ter muito tempo.

Cuide da sua saúde mental

Uma última dica que eu te dou e não menos importante é: CUIDE DA SUA SAÚDE MENTAL. Priorize seus objetivos, mas não deixe de viver sua vida. Não se cobre. Dê o melhor de si todos os dias, mas se permita tirar um dia de folga para ficar de bobeira, passear com o cachorro, ir para o cinema ou sair com os amigos. Você não é uma máquina para ficar no modo “concurseiro” vinte quatros horas por dia e nos sete dias da semana, o corpo e a mente também precisam de descanso. 

Conclusão

 Pesquise, seja organizado, se dedique e peça ajuda se for preciso, mas não se exija mais do que o seu corpo e a sua mente suportam. Um passo de cada vez concurseiro, devagar se chega ao longe e uma hora com certeza você chega lá.