Como manter suas panelas em bom estado?

Como manter suas panelas em bom estado?

fevereiro 2, 2023 Off Por Redação

Veja como manter suas panelas em bom estado e com aspecto de novas 

A cozinha é um ponto importante na hora de decorar o ambiente. Escolher a composição certa e que combine com o morador não é uma tarefa fácil. Mas também existe outro assunto que mexe com os amantes de cozinha: os utensílios, como louças e panelas.

Para que possam ser usados por mais tempo, é importante que a maioria desses itens tenham sua vida útil prolongada. Isso fica ainda mais necessário quando falamos de panelas, afinal, todo mundo quer ter panelas boas. Portanto, neste artigo, vamos te dar algumas dicas que vão ajudar a manter suas panelas em bom estado e com aparência de novas  

Fique de olho na temperatura do fogão

Uma das coisas mais importantes quando falamos de panelas é prestar atenção na temperatura do fogão. A maioria das pessoas costuma cozinhar em fogo muito alto, achando que a comida ficará pronta mais rápido, mas isso faz com que o cozimento não fique uniforme, e sim concentrado em uma região da panela. Assim, o ideal para conservar a sua panela é cozinhar em fogo médio e baixo. Isso faz com que a ela não apresente manchas na parte externa, que podem aparecer caso a temperatura seja muito alta.

comida, talher, amassada

Faça a lavagem correta 

Fazer a lavagem de forma correta garante que a vida útil da sua panela será muito maior. Começando pelo básico, use sempre uma esponja macia para lavar suas panelas, ainda mais se elas forem antiaderentes. Além disso, use sempre um detergente neutro. Caso a sua panela esteja mais suja e a esponja não resolva o problema de primeira, uma dica é usar colocar água quente na parte que está mais suja, pois isso facilita a remoção da sujeira. Outro erro que as pessoas cometem é colocar água fria na panela enquanto ela está quente. Nunca faça isso.

Não guarde uma panela sobre outra

Essa dica é especialmente para quem tem panelas de teflon. Como elas costumam ser muito sensíveis, caso você coloque uma outra panela em cima dela é possível que ela fique arranhada.

Use utensílios adequados

Os utensílios que você usa também são importantes para prolongar a vida útil das suas panelas. Por isso, preste atenção na hora que estiver usando. Uma dica é evitar o uso de utensílios que sejam de alumínio, eles podem riscar a sua panela. Além disso, prefira sempre utensílios de silicone ou de madeira, eles são os mais adequados, já que não riscam e nem danificam as panelas, nem liberam nenhum tipo de toxina.

fogão, tampa, calor

Seque bem a panela antes de guardar

Outra dica simples, mas que faz toda diferença no estado das suas panelas é secá-las antes de guardar. Caso você guarde suas panelas ainda úmidas, a chance de elas terem mofo é muito maior, e não é isso que você quer. Por isso, antes de guardar suas panelas, certifique-se de que elas estão bem secas.

Não use buchas de aço e palhas de aço

Como dissemos acima, é muito importante que a lavagem da panela seja feita da forma correta. Por isso, não use esponjas de aço e nem palhas de aço, visto que elas danificam a panela, e não é isso que você quer. Prefira sempre o lado macio da esponja ou até mesmo um pano para fazer a limpeza sem danificar o material da panela. Esses detalhes fazem toda a diferença na vida útil das suas panelas, para que elas estejam sempre como novas.