Conheça as práticas das empresas mais inovadoras do país

Conheça as práticas das empresas mais inovadoras do país

janeiro 24, 2023 Off Por Redação

Existem empresas brasileiras que melhoram a vida de pessoas no mundo todo. Veja como elas se comportaram para se destacar entre as mais inovadoras do país

Uma empresa inovadora não é aquela que conta com o que há de melhor em tecnologia, com rios de dinheiro para investir, muito tempo de estrada e porte gigantesco. Uma organização que produz inovação conta com mentes inquietas, inconformadas e extremamente ligadas às necessidades pontuais do mundo e da sociedade.

Independentemente do setor, ser inovador não é um fator que conta com ferramentas para inovação. Na realidade, as organizações inovadoras visualizam a inovação como um estado de espírito, que está sempre focado no desconforto, na dor e na ruptura de um segmento organizacional ou do comportamento da sociedade. A partir desses pontos, são encontradas novas formas para sobrevivência, alívio e progresso.

Por isso, neste conteúdo, vamos te mostrar o que é inovação para empresas que se destacaram e ficaram entre as mais inovadoras do país. Confira.

Carbonext

As crises ambientais causadas por mudanças climáticas previstas para o futuro, na verdade, já fazem parte da nossa realidade. Pensando nisso, a Carbonext desenvolveu um modelo de negócios que preserva a Amazônia e comercializa os créditos de carbono obtidos com suas ações de preservação.

Atualmente, a Carbonext preserva aproximadamente 2 milhões de hectares da Floresta Amazônica em áreas com risco de desmatamento e monitora uma área de mais de 5 milhões de hectares.

Tamanha preservação gera muitos créditos de carbono que, posteriormente, são comercializados tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Além disso, a marca ainda se responsabiliza por todo ciclo de produção e comercialização dos créditos obtidos.

trabalhador, empregado, funcionário

Energisa

A Energisa é a quinta maior distribuidora de eletricidade do país. O seu destaque de inovação se dá pelo uso massivo de Inteligência Artificial para controlar suas operações nos 862 municípios em que atua, espalhados em 11 estados brasileiros e garantindo serviços de qualidade para aproximadamente 20 milhões de cidadãos.

Atendendo tamanha demanda e com faturamento consolidado de R$ 23,7 bilhões, qualquer melhoria em um de seus milhares de processos impacta profundamente nos resultados finais. Por isso, a Energisa dedica 1% de seu faturamento anual à pesquisa para inovações energéticas ligadas à distribuição, gestão e manutenção das redes elétricas. 

Além disso, a empresa também faz questão de engajar seus mais de 15 mil colaboradores nas iniciativas com espaço livre para insights, seja o funcionário um gestor ou parte da equipe de campo, todas as ideias são bem recebidas. 

Phelcom

A Phelcom ganhou destaque internacional e se tornou referência mundial com seu retinógrafo portátil, o Eyer, uma tecnologia inovadora desenvolvida em nome da democratização da saúde visual.

Oriunda do interior do estado de São Paulo com sede em São Carlos, a Phelcom foca seus esforços inovadores no desenvolvimento de dispositivos portáteis equipados com inteligência artificial, fator decisivo na hora de realizar diagnósticos imediatos.

A Eyer é um dispositivo revolucionário que permite exames na retina com muita rapidez e facilidade. A inovação é tanta que o dispositivo se tornou um divisor de águas na vida de milhões de pessoas que antes não teriam acesso ou passariam até anos na fila de atendimento para serem diagnosticadas.

Isso porque, além de realizar um diagnóstico quase instantâneo, o Eyer tem a capacidade de detectar mais de 50 tipos de doenças oculares, como glaucoma, catarata, toxoplasmose ocular e retinopatia hipertensiva, por exemplo.

chefe, desruptiva, inovação

BHub

A BHub direcionou seu olhar para as dores e o desconforto dos gestores com as operações de back office, ou seja, na parte em que as empresas precisam garantir a qualidade de trabalho ao cliente, mesmo em situações adversas, e solucionar problemas imediatamente.

Para aliviar esse ponto e melhorar o desempenho dos negócios, a BHub se lançou em 2021 com um sistema de gestão por assinatura que ajuda a desburocratizar a gestão, permitindo que os gestores se dediquem ao core da empresa e utilizem o sistema para delegar os serviços de backoffice (retaguarda).

O resultado disso é a economia de tempo e dinheiro em processos e esforços da gestão dedicados ao coração da empresa. Somando toda a redução dos gastos com a utilização de seu sistema, a BHub gerou uma enorme economia de R$ 42 milhões para seus clientes.