Atores brasileiros ganham oportunidades em produções internacionais

Atores brasileiros ganham oportunidades em produções internacionais

janeiro 17, 2023 Off Por Redação

Mercado vai além do mainstream, explorando o talento dos profissionais em diferentes gêneros do audiovisual

Não é de hoje que os atores brasileiros ganham projeção internacional, integrando o elenco de filmes importantes, ou até mesmo marcando presença em premiações. Para além do inglês avançado, o currículo conta muito, já que em países como os EUA, o checklist de habilidades essenciais para um ator vai além da performance em frente às câmeras.

Recentemente, a atriz Bruna Marquezine foi motivo de destaque nos principais portais de notícias de famosos. O motivo? Ela foi selecionada para integrar o elenco do filme Besouro Azul, previsto para estrear no segundo semestre de 2023. A história é baseada em um dos quadrinhos da DC Comics, conhecida também pelos seus filmes de sucesso.

No mercado internacional, o Brasil é reconhecido pelas suas produções, especialmente novelas, premiadas diversas vezes. Em relação aos atores, nomes como Alice Braga e Wagner Moura consolidaram suas carreiras fora do país, participando de produções fora do circuito comercial.

Diferenças de atuar no Brasil e no mercado internacional 

Quem já acompanhou produções americanas que giram em torno de personagens que tem o sonho de atuar, sabe que a realidade por lá é bem diferente. No Brasil, a carreira de atuação pode ser construída totalmente com base na performance de palco e tela, complementada com as habilidades desejadas de cada profissional.

Em países como os EUA, a formação de um ator ou atriz vai além. Na maioria dos papéis, é exigido que o profissional saiba atuar, dançar e cantar, compondo o currículo básico do que o mercado americano considera em audições. Basta lembrar de filmes onde o sonho do personagem principal é entrar para o universo da Broadway. 

atriz, produção, cinema

Oportunidades em diferentes nichos de mercado

Embora a formação de atores no Brasil seja considerada de alta qualidade, nem todos os profissionais optam por desenvolverem habilidades em todos os campos artísticos. Alguns focam em dramaturgia para teatro, outros exploram o universo de filmes publicitários, e muitos sonham em atuar na televisão, em que as oportunidades aumentam consideravelmente. 

Séries e filmes de streaming

As profundas mudanças na forma como os espectadores consomem conteúdos audiovisuais nas últimas décadas afetou diretamente o ramo televisivo. Com muitas emissoras optando por não renovar contratos de longa data, ou trocando o formato por contratos sob demanda, os atores e o mercado buscam novas possibilidades.

A indústria dos streamings é uma das principais fontes de novos títulos de filmes e séries atualmente. Para os atores, a chance de encarar novos desafios, inclusive frente a um público de novas gerações, que enxergam o mundo de outra forma. Para as produtoras, a possibilidade de trabalhar com grandes nomes do ramo, agregando valor a suas produções.

Produções independentes e papéis de peso

Lá no início, mencionamos a atriz Alice Braga, que vive e trabalha nos EUA. Ela foi uma das primeiras a atuar no mercado internacional, tanto como produtora independente como em papéis antes restritos a atores nativos. Um de seus últimos trabalhos inclui um papel na série ‘We R Who We R’, dirigida pelo já cultuado diretor Luca Guadagnino.

O mercado latino-americano também vive um ótimo momento de produções audiovisuais. Nesse sentido, atores como Nelson Freitas, que não se encaixam na faixa etária ”de prioridade” para o mercado nacional, encontram novas possibilidades em papéis de produções dos países vizinhos.

elenco, cinema, filme

Construção da imagem vai além do currículo

Embora as habilidades profissionais e o talento de um ator ou atriz sejam fundamentais para que oportunidades internacionais apareçam, investir em um bom trabalho de relações públicas ainda é essencial. Na América do Norte e Europa, é muito comum a associação de agentes na hora de elencar atores para papéis em filmes e séries.

Como mencionamos anteriormente, as atribuições exigidas de um ator ou atriz em outros países pode variar bastante, e ter uma imagem bem trabalhada pode facilitar a entrada em novos mercados.